Sabe porque é necessário usar protetor solar mesmo estando dentro de casa? Uma dermatologista explica

Sim, é chato, mas tem que ser. A sua pele agradece.

Pensava que o facto de estar “preso” em casa iria garantir que não precisava de ter cuidado com o sol? Pense duas vezes.

No que diz respeito à proteção solar, uma das ideias pré-concebidas mais erradas que as pessoas têm é que apenas é necessário usar protetor solar quando saímos para o exterior e vamos “apanhar” sol. Ora, isto não é de todo verdade.

“Leia também: Estudo: mais frio e menos Sol aumenta consumo de álcool

Dado que devido à quarentena iremos passar os próximos dias em casa é importante esclarecer esta questão. Numa recente entrevista à revista Allure, a conhecida dermatologista Joyce Park abordou este tema e explicou toda a questão.

São os raios UVA perigosos para a nossa saúde?

“Os habituais vidros das casas bloqueiam raios UVB mas não os raios UVA (conhecidos por penetrar mais na pele). Estes raios são uma das principais causas de fotoenvelhecimento – processo natural que gera manchas na pele, rugas e alterações na textura da pele”, explica a especialista.

Estes raios UVA podem ainda contribuir para o aparecimento de cancro da pele. Torna-se assim essencial a utilização de um protetor solar, mesmo quando estamos em casa. Sobretudo se estivermos perto de uma janela ou num quarto cheio de luz natural, não nos devemos nunca esquecer de aplicar um protetor solar (pelo menos SPF 30).

Em termos da frequência com que deve aplicar estes produtos na sua pele, tudo depende um pouco da exposição à luz. No entanto se estiver numa divisão com janelas e bastante luz é recomendado que aplique um protetor solar de 2 em 2 horas.

Quem usa maquilhagem está mais protegido?

No caso das senhoras que apliquem maquilhagem diariamente, é importante lembrar que apesar de muitos destes produtos e cremes “prometerem” conter algum tipo de proteção contra raios UVB e UVA, a verdade é que nem sempre são muito eficazes. Tudo depende da quantidade de maquilhagem que aplica e da quantidade de SPF que o produto oferece, tal como referem os especialistas.

Apesar de ser tentador deixar de cuidar tanto da pele nestes dias em que estamos mais “protegidos”, dentro das nossas casas, a verdade é que não deve nunca deixar de aplicar o seu protetor solar. A sua pele agradece.

 

[Leia também: Reutilizar o protetor solar do ano passado: sim ou não?]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...