Sabe quais foram os presidentes mais velhos da história dos EUA? Conheça-os aqui

Tanto Biden como Trump podem vir a destronar este recorde.

Numa altura em nos aproximamos a “passos largos” das eleições presidenciais norte-americanas – que serão realizadas em Novembro deste ano – temos apenas uma certeza: o próximo presidente dos Estados Unidos da América será o mais velho de sempre.

O tema da idade tem sido debatido por diversos meios e usado, sobretudo pela campanha de Trump, para tentar enfraquecer o candidato Joe Biden. Sendo certo que Donald J. Trump se tornou em 2016 o mais velho presidente (com 70 anos) a assumir a presidência, a verdade é que agora o candidato Biden pode facilmente destronar esse recorde, eventualmente registando 78 anos no possível dia de inauguração do seu mandato presidencial.

[Leia também: Estas fotografias do passado marcam a História e são cheias de pormenores deliciosos]

Tal como explica o portal History, quando em 1787 os delegados da Convenção Constitucional se reuniram para debater quais deveriam ser os limites à idade dos presidentes a preocupação foi sempre qual a idade mínima e não propriamente a idade máxima. A preocupação foi sempre o risco de eleger alguém inexperiente e não alguém já demasiadamente envelhecido.

Como resultado ficou estabelecida uma idade mínima obrigatória – 35 anos – para os candidatos e nunca uma idade máxima.

Ao longo das décadas os eleitores demonstraram-se confiantes em eleger candidatos presidências com mais de 50, 60 ou até 70 anos de idade. No entanto, mais recentemente, os receios associados à possível degradação física e mental dos presidentes, devido à enorme pressão do cargo presidencial tem sido um tema que “assombra” algumas campanhas presidenciais.

Eis a lista dos 5 presidentes mais envelhecidos da história dos EUA, tendo em conta a idade com que abandonaram o cargo.

 

  1. Ronald Reagan

Nascido no dia 6 de fevereiro de 1911 o 40º presidente dos EUA, Ronald Reagan, tinha exatamente 77 anos e 349 dias no momento final do seu segundo mandato presidencial, que chegou ao fim em janeiro de 1989.

Ao longo da sua campanha inicial em 1980, o tema da idade foi bastante discutido. Reagan sempre afirmou que estaria disposto a resignar ao cargo caso algum dos médicos da Casa Branca detetasse algum problema grave de saúde ou deterioração mental.

Apesar de ter enfrentado alguns problemas menores de saúde ao longo dos dois mandatos, Ronald Reagan revelou-se sempre resiliente e forte. Em 1984 chegaria a afirmar com grande ironia num debate presidencial antes do segundo mandato, que em relação ao tema da idade “jamais iria explorar politicamente a inexperiência e juventude do seu oponente”.

  1. Dwight Eisenhower

Nascido no dia 14 de outubro de 1890 o 34º presidente dos EUA, Dwight Eisenhower, tinha exatamente 70 anos e 98 dias quando abandonou a Casa Branca em 1961.

Este herói da 2ª Guerra Mundial foi sempre conhecido por ser uma ávido praticante de exercício físico que se gabava de apenas ter mais 3 quilos do que quando havia terminado a academia militar de West Point.

Apesar de ter sofrido um ataque cardíaco durante as suas férias em 1955, Eisenhower recuperou em 6 semanas e conseguiu voltar a ganhar a confiança dos eleitores para um segundo mandato.

  1. Andrew Jackson

Nascido no dia 15 de março de 1767, o 7º presidente dos EUA, Andrew Jackson tinha exatamente 69 anos e 354 dias quando completou o seu segundo mandato em 1837.

Apesar de ser reconhecido como um homem duro e resiliente a verdade é que os anos finais da sua presidência ficaram marcados por uma série de problemas de saúde que o foram enfraquecendo.

Ao regressar ao Tennessee para viver os seus anos finais Jackson acabaria por sofrer muitíssimo como os resquícios da sua presidência. Sofria de dores de cabeça incapacitante, insônia, dores e tosse crónica.

  1. James Buchanan

Nascido no dia 23 de abril de 1791, o 15º presidente dos EUA, James Buchanan, tinha exatamente 69 anos e 315 dias quando abandonou a Casa Branca em março de 1861.

Quando tomou posse Buchanan era já conhecido pelo seu excesso de peso e pelo seu cabelo branco. A sua saúde apenas se continuou a deteriorar ao longo do seu mandato. Na fase final chegou inclusive a ter dificuldade em lembrar-se de algumas decisões e tinha alguns problemas de mobilidade.

  1. Harry Truman

Nascido no dia 8 de maio de 1884, o 33º presidente dos EUA, Harry Truman, tinha exatamente 68 anos e 257 dias quando terminou o seu segundo mandato presidencial em janeiro de 1953.

Depois da morte de Franklyn D. Roosevelt, Truman ascendeu à presidência e ficou em parte conhecido pela sua preocupação com o exercício e forma física. Mesmo já com 60 anos andava todos os dias pelo menos 2 quilômetros a uma incrível velocidade.

No entanto em 1952 chegaria a ter que ser hospitalizado após uma infeção bacteriana severa que poderia ter tido consequências desastrosas. A gravidade deste problema de saúde foi sempre escondida do povo americano.

 

[Leia também: Sabe quem foram as 5 mulheres mais importantes do séc. XX? Conheça as suas histórias]

 

Ler Mais