Sabe quais são os benefícios da chia para saúde?

A chia é uma semente considerada como um superalimento com diversos benefícios para saúde

As sementes de chia têm na sua composição ómega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem dela um excelente complemento nutricional, natural e económico.

1. Controla a diabetes
Devido ao elevado conteúdo de fibras, a chia é capaz de evitar o aumento rápido da glicemia, controlando a quantidade de açúcar no sangue, o que é excelente para controlar a diabetes tipo 1 e tipo 2. Além disso, reduz o índice glicémico dos alimentos, devido às fibras, fazendo com que a fome não apareça repentinamente.

2. Melhora a saúde intestinal
Também devido às fibras, as sementes de chia aumentam os movimentos intestinais, evitando a prisão de ventre, mas para que tenham este efeito devem-se consumir as sementes devidamente hidratadas, caso contrário podem prejudicar a função intestinal, aumentando o risco de colite, por exemplo.

3. Ajudam a diminuir o peso
As sementes de chia conseguem absorver uma grande quantidade de água. Por isso, formam um gel que ocupa algum espaço no estômago, diminuindo a vontade de comer.

4. Reduzem o risco de doenças cardiovasculares
A chia tem uma boa quantidade de ómega 3 que atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição.

5. Evitam o envelhecimento precoce
As sementes de chia tem antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células.

6. Regulam o colesterol
A chia possui uma boa quantidade de fibras insolúveis, isto é, que não se dissolvem na água. Devido a isso, quando consumida pode ajudar a eliminar a gordura presente na alimentação, sendo eliminada naturalmente pelas fezes.

7. Fortalecem os ossos
São uma boa fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos, o que é especialmente indicado em caso de osteopenia, osteoporose, ou depois de uma fratura.

 

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

3 + 6 =