Sabe quando deve começar a fazer um check-up ao coração?

Não deixe passar para seu próprio bem.

De maneira geral, em pessoas assintomáticas, recomenda-se a realização do check-up cardiológico anual depois dos 35 anos de idade.

Mas nunca esqueça que a prevenção primária é importante, principalmente, para os indivíduos sedentários — mesmo que sem histórico familiar de doenças cardiovasculares.

Já para quem tem propensão genética, ou seja, história familiar de eventos cardiovasculares precoces (como colesterol alto na família), é preciso cuidar-se mais cedo. Nesses casos, deve-se fazer os exames a partir dos 30 anos.

O acompanhamento periódico permite ao especialista responsável elaborar um plano do risco de desenvolver um evento agudo.

Com esses dados, ele pode traçar a melhor estratégia de prevenção dos eventos cardiovasculares e distúrbios associados para cada pessoa.

Mas atenção:

Considerando que as doenças cardiovasculares são reconhecidas como as causas prevalentes da morbidade e mortalidade em todo o mundo, outra forma de minimizar os fatores de risco (hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias) é através do rastreamento universal. Para isso, deve-se realizar exames de rotina, como o perfil lipídico e a glicemia de jejum, desde a juventude.

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

64 − = 62