Sabe quanto tempo deve levar a comer para se sentir (completamente) satisfeito?

Comer depressa não é bom para a saúde, e os motivos são vários.

A Associação de Cardiologia dos Estados Unidos divulgou recentemente um estudo que conclui que comer lentamente

Comer os alimentos depressa demais não dá ao cérebro tempo suficiente para registar que o estômago está satisfeitos, além de aumentar em cinco vezes o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, além de obesidade, pressão alta e taxas elevadas de colesterol.

O estudo levado a efeito pela Universidade de Hiroshima, no Japão, acompanhou durante cinco anos 642 homens e 441 mulheres saudáveis que tinham 51 anos quando o estudo começou, em 2008.

Os participantes foram separados em três grupos, de acordo com a velocidade que comiam. 11,6% daqueles que comiam mais rápido desenvolveram síndrome metabólica, bem acima dos índices observados nos outros dois grupos – entre os que comiam a uma velocidade média, o percentual foi de 6,5%, e os mais lentos, 2,3%.

Comer depressa engorda, e pode levar a problemas gastrointestinais, como má digestão, azia, gases ou barriga inchada, por exemplo.

Mastigue sempre muito bem a comida: pelo menos 20 minutos durante as principais refeições.

Dicas para comer mais devagar

  • Dedique à refeição pelo menos 20 minutos num local calmo e sem barulho;
  • Esteja concentrado na refeição, evitando distrações, como comer em frente à televisão ou na secretária;
  • Corte os alimentos em pedaços pequenos, para que sejam mais fáceis de mastigar;
  • Pare entre cada garfada, para refletir se está cheio ou não;
  • Mastigue cerca de 20 a 30 vezes os alimentos; e para aqueles alimentos mais suaves em consistência, cerca de 5 a 10 vezes.

 

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