Sabe quais são as razões que levam os homens a não fazer a barba?

Há algum tempo que a moda da barba conquistou adeptos.

1. Homens com barba são mais sexy
Um estudo da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, mostrou a centenas de mulheres heterossexuais 10 fotos de diferentes estádios de crescimento de barba e pediram para pontuarem as fotos por atracão, masculinidade, saúde e potencial para parentalidade.

Os homens que não faziam a barba há dez dias foram os mais populares entre mulheres. Já os homens com pouca barba e por fazer há uns cinco dias foram considerados menos atraentes. Conclui-se, portanto, que homens com barba são considerados pelas mulheres como mais atraente e sexy.

2. Barba protege contra o sol
Segundo um estudo recente da Universidade de Southern Queensland, na Austrália, os investigadores descobriram que as partes do rosto cobertas por barbas e bigodes, em média, têm um terço a menos de exposição aos raios UV prejudiciais à saúde.

O estudo foi conduzido no sol do deserto australiano com manequins com e sem barba (barbas de 3,8 e 8,8 centímetros). Os resultados mostraram que as barbas pareciam oferecer 90 a 95% de proteção contra o sol, dependendo do comprimento do pelo.

3. Usar barba deixa-o mais respeitável
Diz quem sabe que a imagem de um homem com barba transmite maior respeito e experiência. Assim, se quer ser levado a sério e parecer um homem maduro use barba.

4. Não fazer a barba economiza tempo
Existem barbas e barbas, mas considerando que em média perde 10 minutos diários a fazer a barba, num ano gastará 60 horas, ou 2 dias e meio. Mesmo que opte por fazer a barba apenas uma vez por semana, perde 8 horas por ano. Ora pode canalizar outras tarefas para fazer durante esse tempo.

5. A barba suaviza a pele
Não fazer a barba significa não se cortar nem irritar a pele, seja com uma lâmina ou máquina de barbear. Muitas das infeções bacterianas na área da barba são causadas pelas “agressões” desta rotina diária. Por outro lado, o não fazer a barba permite que não haja pelos encravados.

6. A barba desacelera o envelhecimento
O pelo facial pode ajudar a manter a pele jovem e em boas condições. Isso porque mantêm a pele hidratada e protege-a do vento, que a resseca e perturba a barreira protetora.

7. A barba alivia a asma
Homens com asma desencadeada por pólenes e poeiras deveriam usar barba para reduzir os sintomas, uma vez que os bigodes, por exemplo, impedem ou diminuem o risco de que alergénios entrem no nariz e sejam inalados pelos pulmões. Isto de acordo com a especialista médica em pelo Carol Walker, do Birmingham Trichology Centre, em Inglaterra.

8. A barba ajuda nas constipações e tosses
As barbas espessas que crescem sob o queixo e o pescoço aumentam a temperatura do corpo e podem ajudar a combater uma constipação. “O pelo é um isolante que mantém o pescoço quente e a barba espessa bloqueia o ar frio e eleva a temperatura do pescoço, tornando-se um bónus quando você está constipado”, explica Carol Walker.

9. Crie um estilo próprio e mude quando quiser
Sem barba apenas tem um único estilo: cara lisa. Se optar por usar barba, pode optar por vários: barba cheia, barba por fazer (rebelde), bigode, barbicha, cavanhaque, barba longa, entre outras infinidades.

10. Porque elas gostam e aprovam o visual barbado
A barba caiu tanto no gosto das mulheres que as próprias criaram campanhas femininas que clamam por pelos faciais masculinos também. A página do Facebook “Faça amor, não faça a barba” e o tumblr Beard Pornography, são alguns exemplos.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...