Saiba se está na forma física ideal para a sua idade

Um estudo britânico, de 2017, sobre atividade física, determinou três exercícios que podem sugerir a necessidade de melhorar a condição física.

A cadeia de ginásios Virgin Active desenvolveu um novo serviço, graças ao especialista em fitness, Tim Wright, de alerta para todos sobre a importância da prática regular de exercício físico. No estudo que deu origem a este novo programa, foi criada uma lista de três exercícios, considerados de realização simples em cada faixa etária.

As seguintes sugestões, específicas para cada faixa etária, prometem testar a resistência cardiovascular, força e mobilidade do corpo. Contudo, uma pessoa só deve realizar todos os três exercícios indicados no seu grupo etário, se cumprir alguns pré-requisitos, como estar saudável e sem lesões.

Entre os 50 e 70 anos, as pessoas perdem cerca de 30 por cento das forças musculares, por isso, é importante manter um regime de fitness. No entanto, além de cuidar do seu desempenho físico, é melhor certificar-se que, todos os dias, tem uma média de cinco minutos para relaxar.

Por isso, aos 50 anos deve conseguir:

– Sentar-se no chão de pernas cruzadas e voltar a levantar-se sem usar as mãos;

– Correr, a um ritmo moderado, por 60 segundos sem parar;

– Fazer 5 burpees (agachamento, prancha, flexão) seguidos.

 

Aos 60 anos:

– Dar regularmente mais de 10,000 passos num dia;

– Tocar com as pontas dos dedos atrás das costas (com uma mão atrás do ombro e outra atrás das costas);

– Fazer 12 agachamentos sem parar.

 

Aos 70 anos:

– Subir confortavelmente um lance de escadas com 10 degraus em menos de 30 segundos;

– Levantar-se de uma cadeira sem usar as mãos ou os braços e repetir, pelo menos, 12 vezes em 30 segundos;

– Caminhar um quilómetro e meio em menos de 16 minutos.

 

Esta foi uma investigação realizada a dois mil praticantes de exercício físico no Reino Unido por um inquérito online. A amostra de adultos, entrevistados entre 21 e 23 de janeiro de 2017, terá tido uma seleção aleatória para representar a população britânica por idade, sexo e região.

Ora, Tim Wright, o responsável máximo por este estudo, é da opinião que o exercício ajuda a manter a boa forma física em qualquer idade, mas, também, «é importante para combater os efeitos do envelhecimento», assim como pode «melhorar a saúde mental e física», diz o especialista em fitness.

A partir dos 50, começa uma nova etapa da vida, em que, habitualmente, existe uma maior paciência, uma nova perspetiva da vida e se tem uma maior capacidade para perceber quais as necessidades do nosso corpo. Como recomendação simples de atividade física é apontado o passeio, com ou sem a companhia do melhor amigo do homem, o cão. No entanto, o ioga apresenta-se como «uma solução mais natural», pois, além das vantagens físicas inegáveis, «permite trabalhar a elasticidade, resistência e, ainda, relaxar», recomenda.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...