Partilhar

Saúde: 44% das reclamações dos utentes são dirigidas ao SNS

Uma análise do Portal da Queixa

6 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

O número de reclamações dirigido ao SNS, entre janeiro e outubro, registou um aumento de 34%, em relação ao mesmo período de 2019, ano de pré-pandemia. Constrangimentos no atendimento e mau serviço são os principais motivos de queixa dos utentes contra os prestadores de saúde do SNS que somam 44% das ocorrências dirigidas ao setor. Os Hospitais e as Maternidades são as entidades mais visadas. O Beatriz Ângelo, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Santa Maria lideram as reclamações.

 

Uma análise do Portal da Queixa revela que continuam a aumentar as reclamações dirigidas aos prestadores de cuidados de saúde do sistema público. Das reclamações relacionadas com o setor da saúde, 44% têm como alvo o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Entre o dia 1 de janeiro e 1 de outubro deste ano, o número de queixas dos utentes registou um crescimento de 34%, em comparação com o período homólogo de 2019, ano de pré-pandemia.

Segundo aferiu a análise do Portal da Queixa, entre os principais motivos de reclamação dos utentes dirigidos às entidades de saúde públicas estão: a os constrangimentos no atendimento, a gerar 32% das queixas, com casos de utentes a reclamarem da demora ou falha no atendimento de consultas e exames. O mau serviço / tratamento clínico indevido é o segundo motivo mais reportado a absorver 14% das reclamações, com denúncias dirigidas a médicos e enfermeiros que referem tratamento indevido, negligência, descaso, etc. A motivar 11% das queixas está a dificuldade no contacto com a entidade de saúde, referente a casos de utentes que não conseguem comunicar com os canais disponíveis para atendimento/apoio ao utente. Também os problemas com o agendamento de procedimentos estão na origem de 10.7% das queixas geradas desde o início do ano. A falta de informação nas unidades do SNS é a razão para a insatisfação de 7% dos utentes.

 

Hospitais e Maternidades lideram reclamações

De acordo com os dados analisados, são os Hospitais e as Maternidades do SNS que acolhem a maioria das reclamações dos utentes: 56%. Seguem-se os Centros de Saúde/Unidades Locais de Saúde (29%) e a Emergência Médica (10%).

A nível hospitalar, o maior volume de reclamações é liderado pelo Hospital Beatriz Ângelo (4.8%); segue-se o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (4%); o Hospital de Santa Maria (3.1%); o Hospital Vila Franca de Xira (2.7%), Hospital de Braga (2.4%); o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – Espinho (2.1%); Hospital de Faro (2%); o Hospital Pedro Hispano (1.8%) e Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (1.7%).

Na reclamação dirigida ao SNS, um dos utentes queixa-se da falta de médico num centro de saúde para atender uma criança de dois anos, depois de ter sido encaminhada pela Saúde 24 para essa unidade.

 

SNS regista Índice de Satisfação baixo. Descida 37% face a 2022.

Relativamente à avaliação de satisfação dos utentes/consumidores no Portal da Queixa, o SNS regista um baixo nível de performance no que se refere à resolução dos problemas reportados. O Índice de satisfação do SNS está pontuado em 11.5 (em 100), observando-se uma descida no IS de 37%, desde o início do ano passado. A Taxa de Resposta é de 9.6% e a Taxa de Solução de 10.5%.

Recorde-se que, o SNS enfrenta atualmente um cenário de crise marcado pelos constrangimentos causados pela greve dos médicos às horas extraordinárias, situação que está a afetar várias urgências do país. Esta semana, foi também anunciado pela direção executiva do SNS, o fecho rotativo das urgências de obstetrícia e pediatria, até janeiro de 2024, medida que veio instalar insegurança nos utentes.

 

Mais Recentes

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 4 minutos

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 46 minutos

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 1 hora

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 1 hora

Relatório revela as piores e as melhores companhias ferroviárias da Europa: saiba em que lugar está a CP

há 2 horas

Lembra-se de ‘Trainspotting’? Autor avança com sequela e revela o nome da obra que segue a vida das personagens Renton, Spud, Sick Boy e Begbie

há 2 horas

Este é o aeroporto europeu com mais movimento: adivinha onde está localizado?

há 2 horas

Última hora: arqueólogos descobrem túmulo de São Nicolau, a inspiração do “Pai Natal”

há 2 horas

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 18 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 18 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 19 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 19 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 20 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 20 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 20 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 21 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 21 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 21 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 21 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.