No podcast intitulado Unconfused Me Gates conversou com Hannah Ritchie , cientista de dados de origem escocesa e especialista em mudanças climáticas.
Atualmente, ela é uma das investigadoras mais importantes da Universidade de Oxford graças ao seu trabalho como vice-diretora do projeto Our World in Data.
Neste episódio de seu podcast, Bill Gates conversa com Hannah Ritchie sobre seu trabalho e, principalmente, sobre o novo livro que acaba de publicar: Not the End of the World .
A certa altura, os dois refletem sobre o que perguntariam a um viajante do tempo vindo do futuro.
Após alguns momentos de reflexão, o fundador da Microsoft indica que lhe perguntaria qual a percentagem da população mundial que poderia viver no ano 2100 com 20 dólares por dia , ou seja, com um salário de aproximadamente 600 dólares por mês.
Por que esse número?
Atualmente, 20 dólares por dia é o valor mínimo considerado para satisfazer as necessidades básicas de qualquer ser humano e desfrutar de um certo nível de conforto, embora seja verdade que isso depende muito de onde se vive. Foi surpreendente que aquele que já foi um verdadeiro líder da indústria tecnológica não tenha pensado em perguntar ao suposto viajante do tempo sobre IA ou energia, por exemplo.
Esta questão deixa clara a preocupação atual de Bill Gates com o modo de vida de uma população mundial que cresce a um ritmo constante.