Se já tem mais de 50, então estes são os exercícios que deverá evitar

De acordo com os médicos estes são exercícios que a partir de uma certa idade podem ter alguns riscos associados, que não justificam os eventuais benefícios que possam trazer.

Nem todos os exercícios são iguais e existem certamente alguns que são mais exigentes do que outros. Deverá assim saber ajustar ao longo da sua vida a sua rotina e o tipo de modalidade físicas que pratica.

A verdade é que a partir dos 40 anos as nossas articulações começam a ficar mais frágeis, assim como os ossos que vão perdendo a sua densidade e o coração que também já não acompanha o mesmo ritmo de esforço de quando tinha 20 anos.

Sendo assim existem alguns tipos de exercícios e de máquinas que deve procurar evitar nas suas idas ao ginásio. Eis alguns dos mais perigosos de acordo com a Bestlife em parceria com alguns especialistas médicos.

  1. Jumping Jacks (ou salto em tesoura)

Se não treina regularmente, não deve nunca apostar em exercícios cardio de alta intensidade. Sobretudo no que diz respeito ao popular exercício Jumping Jacks, este pode colocar um esforço tremendo nas suas articulações à medida que vai realizando as diversas séries de saltos.

Para quem tem problemas com articulações, em particular nos joelhos e tornozelos, assim como problemas de coluna ou osteoporose, então o melhor é mesmo evitar este gênero de exercício.

  1. Deadlift (ou levantamentos de terra)

Apesar do treino de resistência ser uma excelente forma de manter os seus músculos ativos e os seus ossos saudáveis à medida que envelhece, a verdade é que a partir dos 50 o risco de lesões é também maior.

Os levantamentos de pesos em estilo deadlift são bastante difíceis até para atletas mais jovens, assim caso não esteja numa forma física invejável é recomendado que evite este tipo de exercício pois a probabilidade se magoar é alta.

  1. Sprinting (corrida rápida)

A partir dos 50, o andar rápido, o jogging e até uma corrida normal, são tudo exercícios recomendados e que podem ser extremamente saudáveis. No entanto, realizar sprints rápidos é uma das piores coisas que pode fazer ao seu corpo já envelhecido.

Esta intensa modalidade de cardio pode obrigar o coração a uma extrema carga de esforço que pode ter consequências graves e “ajudar” a provocar problemas cardíacos.

  1. Agachamentos

As juntas dos seus joelhos vão-se deteriorando à medida que vai envelhecendo. A partir de uma certa idade exercícios como os agachamentos podem danificar as articulações e como tal são pouco recomendados.

Caso desejem continuar a trabalhar estes mesmos músculos poderá sempre fazer um agachamento com o apoio de uma cadeira, reduzindo assim a intensidade e dificuldade do exercício.

  1. Não fazer qualquer tipo de exercício

Não se esqueça, no final de contas, não existe nenhum exercício pior do que não fazer nada de todo. Manter-se extremamente sedentário e imóvel ao longo dos seus dias é o maior risco que poderá cometer.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...