Será ainda possível salvar o seu casamento? Conheça aqui os principais sinais de esperança

Perceba de que forma poderá garantir o futuro da sua relação.

Muitos casamentos passam por problemas. Alguns mais sérios que outros. Em situações de crise pode ser bastante comum pensar sobre o futuro da relação e questionar se é ainda possível salvar o casamento.

Recuperar a confiança ou intimidade perdida pode ser um enorme desafio. Nem todos os casais o conseguem fazer, mesmo que tenham as melhores intenções. Quando uma relação entra numa espiral negativa e num progressivo afastamento pode ser já tarde demais.

[Leia também: Como melhorar o seu casamento depois dos 50?]

No entanto, é também possível que os casais aproveitem estes momentos de crise para reforçar a sua comunicação e procurar fortalecer a sua conexão. Tentando resolver os problemas existentes e considerando cuidadosamente os sentimentos do outro.

Existem alguns sinais e fatores que podem facilitar esta reaproximação, segundo o portal YourTango. Conheça-os aqui em maior detalhe.

 

  1. Ambos compreendem os seus erros e imperfeições

Este reconhecimento nem sempre é fácil, no entanto é um passo imprescindível para conseguir restabelecer o bem-estar numa relação. Temos uma tendência natural para culpar o outro pelos problemas existente e pela nossa insatisfação. Isto é algo contraproducente que não irá ajudar a resolver a situação.

Saber comunicar e ouvir de uma forma vulnerável e atenta é um sinal de crescimento que possibilita o salvar de uma relação em crise. Ambos terão que ser capazes de reconhecer os seus erros para fortalecer a ligação, expressando os seus arrependimentos de uma forma sincera.

 

  1. Ambos partilham os mesmos valores essenciais

Pense um pouco nos momentos inicias do seu relacionamento: o que o fez acreditar que era com esta pessoa que desejava passar o resto da sua vida. Para além da atração inicial, existem certamente algumas razões que o aproxima dessa pessoa. Certos valores que ambos partilham e que fazem o relacionamento funcionar. Quais os vossos valores essenciais? Como tratam os outros? O que mais desejam na vida? Qual a atitude em relação a filhos? Como gerem o dinheiro?

Para que uma relação possa funcionar é importante assegurar que muitos destes temas continuam alinhados.

 

  1. O relacionamento nem sempre é o problema

Com a passagem do tempo, o aborrecimento, a frustração e o desapontamento podem infiltrar-se no seu relacionamento. A vida previsível de casal pode causar um forte impacto, degradando lentamente o entusiasmo que ambos sentem. As exigentes vidas profissionais e o educar dos filhos são duas atividades que podem provocar um natural afastamento. Muitos são os fatores “externos” que porventura podem estar a desgastar o seu casamento. Este é assim o tempo de refletir sobre este tema e perceber de que forma pode colocar o seu relacionamento no centro da sua atenção.

 

  1. Ainda apreciam a companhia um do outro

É certo que podem discutir, discordar e por vezes sentirem-se cansados um do outro, mas se “lá no fundo” sabe bem que é com essa pessoa que mais adora passar o seu tempo então isso é importante sinal positivo. Apreciar a companhia do outro durante os momentos mais mundanos e chatos é o representar de uma amizade genuína. O casamento é um pouco uma versão do conhecido sistema “amigos com benefícios”. Para o sucesso de uma relação é determinante que a componente de amizade esteja bem oleada. Se ainda conseguem rir, brincar, conversar e simplesmente passar tempo juntos então isso é um ótimo sinal.

 

  1. Respeito

A ausência de respeito mútuo é o sinal mais claro de um problema sem solução. Quando este sentimento desaparece apenas sobra o desdém, a crítica, a agressividade e a frustração. A partir deste momento é difícil recuperar qualquer relação. É assim fundamental garantir que ambos se continuam a respeitar. Terá que continuar a considerar os sentimentos e as emoções da outra pessoa. No momento em que passar a sentir uma indiferença pelo bem-estar do outro então isso é um sinal de que provavelmente a relação não terá capacidade de sobreviver no longo-prazo.

 

 

Ler Mais