Será o pistácio um superalimento? Estas são as conclusões dos especialistas

Aparentemente este snack não serve apenas para acompanhar a cerveja.

Bem antes de existirem televisões e jogos desportivos para acompanhar, já os seres humanos consumiam pistácios. Supostamente originário da Asia Central, este delicioso fruto seco tem vindo a ser apreciado ao longo dos séculos, existindo evidências arqueológicas de que eram já cultivados por membros do Antigo Império Persa.

Para além do seu fantástico sabor, os pistácios estão repletos de nutrientes importantes para a nossa saúde e bem-estar. A nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição Dietética, destaca o fato destes frutos secos terem doses consideráveis de fibras, proteínas, minerais, magnésio, assim como de outros compostos naturais responsáveis por baixar ativamente o colesterol.

Descubra aqui alguns dos principais benefícios dos pistácios, que de acordo com os especialistas, todos devemos conhecer. A sua saúde agradece.

  1. Têm menos calorias do que a maioria dos frutos secos

Um punhado de pistácios contém cerca de 150 calorias. Este é um números relativamente mais baixo quando comparado com outros frutos secos, como as nozes, avelãs ou amêndoas.

  1. Estão repletos de antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias extremamente importantes para a manutenção de um organismo saudável. A sua atividade está associada uma diminuição do risco de cancro, assim como de outras doenças que possam afetar as células.

Habitualmente os frutos secos são conhecidos pelos os seus agentes antioxidantes, no entanto os pistácios contém níveis consideravelmente mais elevados deste tipo de substâncias.

  1. São bons para a saúde do intestino

Por serem ricos em fibras, estes frutos secos podem ser determinantes para contribuir para uma atividade positiva regular do sistema digestivo, diminuindo o risco de constipações e outros bloqueios intestinais.

  1. Boa fonte de proteína para todos os vegans e vegetarianos

Sobretudo para aqueles que não consomem carne e que necessitam de encontrar fontes alternativas de proteína, os pistácios poderão ser certamente uma boa opção. Surpreendentemente cerca de 20% de todo o peso deste fruto seco é atribuído às proteínas que ele contem.

  1. É importante para a saúde cardiovascular

De acordo com um estudo publicado em 2001, as mulheres que consomem frequentemente pistácios podem estar a contribuir para uma moderada proteção contra as doenças cardiovasculares. Este estudo, realizado ao longo de 12 anos, apontou ainda para diminuição do risco de morte associado a outro tipo de doenças.

Estes resultados são sobretudo explicados pelo facto deste fruto seco ajudar a diminuir níveis elevados de colesterol e de hipertensão. Assegurando igualmente um controlo mais eficaz de níveis elevados de açúcar no sangue.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...