Será possível transformar a inveja em algo positivo?

Este é um sentimento capaz de destruir tanto o nosso bem-estar como os nossos relacionamentos. Perceba as principais razões e motivos.

A inveja é um sentimento poderoso, tóxico e infelizmente bastante comum. Sendo certo que sabemos que é algo que não devemos sentir, é por vezes impossível “resistir” à tentação de desejar aquilo que não temos e promover um certo ressentimento em redor de um sucesso alheio.

Temos dificuldade em celebrar o sucesso dos outros pois acabamos inevitavelmente por comparar esse acontecimento à nossa própria realidade. A felicidade dos outros pode evidenciar e acentuar os nossos sentimentos de maior frustração ou tristeza.

A incapacidade de lidar eficazmente com este tipo de emoções pode ter um impacto devastador no nosso bem-estar. Muitas relações de amizade podem ser destruídas devido a sentimentos de inveja.

Eis algumas das razões que explicam o efeito negativo que este sentimento pode causar, assim como algumas das estratégias que podem ser utilizadas para transformar esses pensamentos em algo mais útil ou saudável.

 

  1. Criámos ideias falsas sobre a vida dos outros

Temos uma tendência natural para acreditar que a vida dos outros é melhor que a nossa. Acreditamos que eles apenas devem experienciar emoções positivas, como tal acabamos por sentir uma inveja descontrolada. É fundamental que quebre estas ideias pré-concebidas. Todos passamos por momentos menos bons ou temos certos aspetos que gostaríamos de corrigir. Conhecer a realidade destes elementos pode ajudar-nos a diminuir a nossa inveja.

 

  1. Foco na competição e não na conexão

Muitos indivíduos nascem em lares que promovem uma ideia exacerbada de competição. Ao tentarem proteger e fortalecer os seus filhos, muitos pais acabam por transmitir uma ideia exagerada de que o mundo é um palco de competição. Definindo uma distinção clara entre vencedores e vencidos. Aprenda a quebrar esta linha de pensamento. Um maior espirito de conexão e colaboração irá ajudar a que sinta uma maior felicidade sempre que outro alguém alcança um determinado sucesso.

 

  1. Lembre-se que o sucesso nem sempre significa felicidade

Muitas são as pessoas bem-sucedidas que vivem vidas miseráveis. O sucesso não é assim algo milagroso. Existem outras coisas bem mais importantes do que o reconhecimento ou o retorno financeiro da nossa atividade. Aprenda a valorizar mais tudo aquilo que nada tem que ver com o sucesso. Isto irá reduzir a inveja que pode sentir.

 

  1. Faça uma lista com as suas qualidades

É importante que sejamos capazes de seguir estratégias que promovam uma maior autoconfiança. Uma das coisas mais eficazes para este efeito passa pela criação de uma listagem onde pode enumerar todas as suas principais qualidades e mais-valias. Perder algum tempo a pensar sobre os aspetos mais positivos da sua existência irá ajudá-lo a sentir-se melhor.

 

  1. O sucesso não é algo limitado

Muitos acreditam que o simples facto de alguém ter alcançado um qualquer sucesso, acaba por diminuir as nossas chances de conseguir o mesmo. Isso é errado. O sucesso dos outros raramente interfere com a nossa capacidade de alcançar grandes feitos. Este tipo de felicidade alheia deve antes ser “usada” como inspiração positiva. Quanto mais sucesso existir em nosso redor maior será o nosso desejo e as nossas chances de alcançar o mesmo no futuro.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...