Será que a jardinagem o pode ajudar a viver até aos 100 anos?

De acordo com especialistas, cuidar das plantas pode ser uma excelente forma de cuidar igualmente do seu bem-estar.

Aos poucos, cada vez mais parecemos entender melhor os benefícios associados a uma vida mais próxima da Natureza. Diversas investigações parecem comprovar que a proximidade com o mar ou com a floresta podem ser importantes na redução dos níveis de stress e na promoção de uma maior atividade física. Fatores estes que podem contribuir para uma vida mais longa e de maior qualidade.

Recentemente o jornalista e explorador Dan Buettner, partiu numa viagem cujo ao objetivo era identificar as razões que levavam algumas comunidades e grupos de pessoas a viver mais anos do que a maioria da população. Uma coisa que todos pareciam ter em comum: jardinagem.

As chamadas “zonas azuis”, correspondem a alguns dos locais no Mundo que registam maiores esperanças médias de vida. Locais como Okinawa, no Japão; Nicoya, na Costa Rica ou Icária, na Grécia. Nestas regiões, para além de se verificar a existência de um conjunto de fatores importantes para a longevidade de uma pessoa – tais como uma dieta saudável, uma “rede” próxima de amigos e uma atividade física constante – a verdade é se verifica igualmente um hábito comum de as pessoas se dedicarem à jardinagem, sobretudo numa idade avançada.

Uma das razões para esta ocupação parece ter que ver como o que é descrito pela população de Okinawa, como Ikigai (ou por outras palavras, “razão de viver”). Este conceito alerta para a necessidade de as pessoas mais envelhecidas continuarem a encontrar ocupações diárias e “missões” que alimentem as suas vidas. A jardinagem é exatamente isso, é um compromisso diário que nos leva a acordar todas as manhãs com o objetivo de cuidar da vegetação e plantas que nos rodeiam.

Numa outra perspetiva existe igualmente um outro importante benefício da jardinagem. De acordo com a WebMD, plantar flores, cavar buracos e puxar ervas daninhas pode queimar cerca de 400 calorias numa hora. Este pode ser assim um importante exercício para ajudar a reduzir peso ou para manter a “linha”.

Talvez esteja assim na hora de esquecer o ginásio e se concentrar mais no seu jardim.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...