Será que a sua casa está preparada para um incêndio?

A segurança tem que ser uma prioridade. Conheça algumas das principais dicas para assegurar que não está a cometer nenhum erro na proteção da sua casa.

Infelizmente os acidentes acontecem. Mas é certo que temos a capacidade de diminuir a probabilidade de algumas eventuais catástrofes poderem surgir nas nossas vidas. Sobretudo no que diz respeito a incêndios nas nossas habituações, existem um conjunto de conselhos que devemos seguir para evitar riscos.

Segundo as estatísticas da U.S Fire Administration, este tema é particularmente relevante para comunidade mais idosa. Os dados indicam que o risco destas pessoas morrerem num incêndio residencial é mais elevado, em particular devido às suas limitações físicas e cognitivas. Problemas como a perda de visão, a surdez ou a demência podem dificultar tremendamente o processo de fuga em caso de fogo.

Outro dos fatores que contribuem para esta problemática, tem que ver com as condições das habitações. Muitas das pessoas com idades mais avançadas, tendem a viver em casas mais antigas, com menos condições, que podem constituir um sério risco em caso de incêndio. Este tipo de habitações tem uma maior probabilidade de ajudar a iniciar fogos com origem em falhas elétricas.

Com tudo isto em mente, o site da associação AARP, reuniu recentemente um conjunto de dicas que todos (e sobretudo os mais idosos) devem seguir para assegurar que as suas casas estão o mais seguras possíveis e com vista a evitar quaisquer comportamentos de riscos, associados a fogos.

Eis 5 dos principais conselhos:

  1. Instale (e cuide) dos seus detetores de fumo e fogos

Os alarmes de fumo devem ser idealmente instalados em todos os quartos e andares da casa. Todos eles deverão estar conectados entre si para assegurar que se um “disparar” todos “disparam”. Substitua as pilhas/baterias com frequência e limpe o pô de todos os dispositivos.

Caso seja surdo ou tenha grandes deficiências auditivas deverá garantir que os seus detetores utilizam luzes ou vibrações em momentos de emergência.

  1. Tenha cuidado com qualquer tipo de fogo acesso

Tenha especial atenção às velas. Apenas deverá acender este tipo de iluminação quando está presente na sala ou no quarto. Nunca deixe velas acesas durante a noite toda sem supervisão. Utilize candelabros fortes para uma maior proteção.

  1. Aqueça a sua casa de forma segura

Mantenha uma distância de segurança entre qualquer objeto inflamável e os radiadores, lareiras ou outro tipo de aquecimento forte. Adquira sempre aquecimentos portáteis com soluções de segurança para desligamento automático em caso de queda. Retire os aquecimentos das tomadas elétricas quando não os utiliza. E não se esqueça de agendar visitas frequentes de profissionais para assegurar que a sua chaminé está limpa e desimpedida.

  1. Planeie a sua rota de fuga em caso de emergência

Deverá sempre conhecer pelo menos duas formas de escapar de qualquer divisão na sua casa. Mantenha a sua habitação limpa, evitando assim quaisquer obstáculos pelo caminho. Garanta que todas as janelas se abrem com facilidade. Pratique simulações de incendio com a sua família.

No caso de estar numa cadeira de rodas ou de ter extremas dificuldades em se deslocar assegure-se de que informa os seus vizinhos e o departamento de bombeiros desta mesma situação.

  1. Em caso de incêndio, proteja-se o melhor possível

Mantenha a calma, saia o mais rapidamente possível da sua casa e mantenha-se do lado de fora. Antes de abrir qualquer porta verifica se a maçaneta está muito quente. Se estiver não abra a porta pois apenas irá ajudar a disseminar ainda mais o fogo. Se estiver que escapar de uma sala com muito fumo, mantenha-se baixo e dirija-se para a saída, protegendo as suas vias respiratórias.

Se não conseguir sair, chame o 112. Mantenha-se no mesmo local e tente sinalizar através de uma janela, com o auxílio de uma lanterna ou algum instrumento colorido que está presente na cas, alertando assim os serviços de emergência que se deslocam para o local.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual