A respiração bucal pode acarretar diversos problemas para a saúde e ser o responsável pelo temido mau hálito. Porém, os especialistas afirmam que tapar a boca durante o sono para obrigar a respirar apenas pelo nariz não é a forma correta de resolver o problema.
A respiração nasal é fundamental para o desenvolvimento do complexo craniofacial, e influência nas funções de sucção, mastigação e deglutição. E a respiração bucal pode provocar alterações miofasciais, posturais, como queixo levantado e boca aberta, socioemocionais, expressivas, digestivas, fonéticas e de oclusão dentária.
O ato de respirar através da boca provoca que a mesma fique seca o que promove uma descamação excessiva de células da mucosa bucal, ou seja, uma descamação excessiva de “pele” dos lábios e bochechas, e essa “pele” acaba por servir de alimento às bactérias que são responsáveis pelo mau hálito.
Tal acontece porque a boca é um ambiente propício para a proliferação de bactérias, as responsáveis pelo mau cheiro. A saliva é um mecanismo importante para eliminar essas bactérias, e quando respiramos pela boca, ela não ocorre da forma adequada. Por isso, é importante manter os dentes higienizados e não respirar frequentemente pela boca, para manter um hálito sempre agradável.