Todos somos diferentes. Nem todos os homens nem todas as mulheres são iguais obviamente. Todavia existem algumas diferenças entre os dois gêneros que parecem marcar indubitavelmente a sua interação.
Homens e mulheres têm corpos distintos, têm diferentes hormonas e processos de raciocínio algo distintos. As suas necessidades emocionais são igualmente algo diferentes, tanto por motivos biológicos como culturais.
A natureza humana determina que tentamos dar aos outros aquilo que desejamos receber. Infelizmente isso acaba por gerar alguns “desencontros”, na medida em que frequentemente homens e mulheres desejam coisas distintas.
Sendo certo que nem sempre estas diferenças são reais ou tão marcantes, existem algumas explicações, sugeridas pelo portal YourTango, que nos podem ajudar a perceber a forma como os homens lidam com as suas emoções e quais as consequências que isso pode ter para o sucesso de um relacionamento.
Os homens necessitam de sentir que alguém precisa deles
Durante milhares de anos, os homens foram os responsáveis pela caça e pela segurança das famílias ou comunidades. Sem a presença de um homem, o mais provável era que as mulheres e as crianças não sobrevivessem aos perigos da natureza.
Atualmente obviamente que a situação é diferente. A nossa segurança está universalmente protegida e como tal as mulheres não necessitam tanto dos homens como antigamente. São seres independentes e capazes. Isto acabou por determinar que os homens perdessem um pouco o seu “papel principal”.
Os homens precisam de se sentir valorizados
A apreciação fortalece e alimenta o sentido da vida de um homem. Sempre que este sente que os seus gestos são elogiados e apreciados, terá uma tendência natural a sentir-se melhor e a procurar replicar as mesmas ações no futuro. Praticamente todos os homens procuram encontrar a possibilidade de gerar um efeito positivo na vida de uma mulher. É, em grande parte, esta ação que dá um propósito maior à sua vida.
Os homens precisam de saber que outras pessoas podem contar com eles
Um homem gosta habitualmente de sentir que é capaz de fazer tudo e de resolver todos os problemas. Pelo que, para ele, é fundamental que as outras pessoas demonstrem confiança nas suas aptidões. Uma mulher que consiga transmitir esta energia estará, sem dúvida, a cuidar do ego de um homem, evitando que este se sinta mais inseguro ou incapaz.
Os homens precisam de passar tempo sozinhos
Independentemente da forma como escolhem passar estes períodos de tempo, a verdade é que para um homem é fundamental ser capaz de se isolar um pouco de forma a aliviar o seu stress. É uma forma de recuperar energia e esquecer os problemas. Este afastamento pode ser entendido muitas vezes erradamente como uma demonstração de desprezo ou desinteresse, todavia nada tem que ver com a outra pessoa. É apenas um período de recuperação que o vai permitir depois idealmente ser mais atencioso e emocionalmente disponível.
Um desejo de independência vs. Desejo de proximidade
É bastante frequente que um homem demonstre alguma incapacidade de manter uma absoluta proximidade e intimidade no começo da relação. O seu instinto natural será para procurar – depois de um primeiro contacto – “escapar” antes de se comprometer totalmente. É um instinto de independência e autonomia que muitas vezes pode gerar alguma tensão no relacionamento.