Sete dicas para retardar os efeitos da menopausa

Tome nota dos hábitos que deve adoptar imediatamente.

Sabia que entre os primeiros síntomas da menopausa e o final dos ciclos menstruais podem passar anos? No entanto, não deve ignorar os sinais. Adeque o seu estilo de vida às transformações do organismo para assegurar uma transição o mais tranquila possível.

Citado pelo portal online Lusíadas Saúde, Joaquim Neves, ginecologista no Hospital Lusíadas Lisboa, esclarece quais os hábitos que deve adoptar para aumentar o seu bem-estar no imediato e reduzir o risco de complicações de saúde a longo prazo. Tome nota:

1. Adopte uma dieta rica em fruta e vegetais

Privilegie o azeite e evite a ingestão de gorduras saturadas e doces.

2. Reforce a ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D

Leite e derivados, sardinhas com espinha, leguminosas, cereais integrais e legumes de folha verde ajudam a preservar os ossos. Para repor os níveis de vitamina D, exponha-se ao sol diariamente durante 15 minutos por dia. Antes de tomar quaisquer suplementos, aconselhe-se com o médico.

3. Modere a ingestão de sal, proteínas, bebidas alcoólicas e estimulantes

Potenciam a eliminação de cálcio pela urina e favorecem o risco de problemas cardiovasculares e cancro da mama.

4. Mantenha um estilo de vida activo

Ande a pé, use escadas em vez do elevador, evite passar muitas horas sentada e, três vezes por semana, pratique um desporto com carga (corrida, dança, musculação) durante 30 a 45 minutos. No entanto, o exercício físico deve ser monitorizado e adequado às condições de saúde.

5. Reduza o risco de incontinência urinária

Fortaleça a musculatura pélvica praticando exercícios de Kegel, ou seja, com a bexiga vazia, contraia os músculos a que recorre quando está a urinar e interrompe o fluxo urinário, mantenha a contracção durante cinco segundos e relaxe durante outros cinco. Ao longo do dia, realize três séries de dez exercícios.

6. Diminua o desconforto vaginal

Recorra a um lubrificante à base de água ou à aplicação local de uma solução (creme, anel, comprimidos) com estrogénios. Antes, aconselhe-se com um ginecologista.

7. Deixe de fumar

As mulheres fumadoras tendem a sofrer mais com os sintomas da menopausa e têm risco agravado de outros efeitos da menopausa, como problemas cardiovasculares, osteoporose e cancro.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Mark Ronson desvenda futuro dos vídeos de música
Automonitor
Moto elétrica… de madeira chega em 2020