Solteiros de quarentena, estas são as melhores dicas para aproveitar os dias

Alguns especialistas reúnem algumas ideias para ajudar a minimizar o impacto do isolamento social.

Todos sabemos que estar de quarentena não é fácil. Estas semanas têm sido extremamente complicadas para muitas pessoas que se encontram assustadas e ansiosas com a situação que vivemos. Para todos os solteiros que enfrentam o isolamento social, sozinhos, nas suas casas estas pode ser uma experiência ainda mais dolorosa.

A ideia de que podem ainda faltar semanas (ou meses) para poderem voltar a estabelecer presencialmente uma nova interação com um ser humano é absolutamente frustrante. Estas pessoas podem facilmente começar a sentir-se mais sós e depressivas. Sobretudo dado que todos os dias vemos nas redes sociais os vídeos e fotografias das famílias que se estão a divertir e a aproveitar estes dias para se tornarem todos ainda mais íntimos.

[Leia também: 10 técnicas para relaxar e (conseguir) viver melhor]

Estas emoções são perfeitamente naturais, mas sem dúvida potencialmente dolorosas. Felizmente existem estratégias que podem ser adotadas para ajudar a lidar melhor com toda esta experiência de quarentena. Eis algumas das principais recomendações dos especialistas.

 

  1. Mantenha-se ocupado

É essencial que encontre coisas para fazer. Sobretudo para quem não tem emprego ou não está ocupado com compromissos profissionais, saber identificar as coisas a que nos queremos dedicar é fundamental. Organizar eficazmente as horas do seu dia e definir períodos para fazer diferentes coisas como ver séries, limpar a casa, trabalhar numa ideia, um hobbie, etc. Se tiver uma ideia para um negócio ou um projeto pessoal, esta é a altura certa para se dedicar a isso.

  1. Aproveite para refletir

Uma quarentena pode ser uma oportunidade única de parar um pouco e pensar. As nossas vidas “normais” são tão atribuladas que raramente temos a capacidade e o luxo de pensar o que queremos fazer, para onde queremos ir ou o que queremos conquistar. Perdemo-nos facilmente na “espuma” dos dias. Este tempo de isolação pode ser utilizado para ganhar alguma claridade. Pense um pouco sobre a sua vida e sobre os seus objetivos. Está satisfeito? O que quer mudar? Foque-se sobretudo no positivo e não apenas no negativo.

  1. Comunique online

Felizmente temos agora ao nosso dispor um conjunto de tecnologias que nos permitem continuar a estabelecer uma relação à distância com outras pessoas. Seja através das redes sociais, das videochamadas ou de aulas virtuais, o essencial é que não deixe de interagir com o resto do Mundo. Aproveite esta altura para falar mais com a sua família ou amigos. Relembre-se de quem são as pessoas mais importantes na sua vida e tente apoiar-se nelas. Faça-as as sentir quão importantes são para si.

  1. Controle a sua inveja (ganhe perspetiva)

É fácil sentir alguma inveja de todas as pessoas que tem a possibilidade partilhar esta quarentena com outras pessoas. Seja exclusivamente com os namorados ou com os filhos, muitas pessoas têm estado a aproveitar estes dias para fazer inúmeras atividades engraçada, procurando passar tempo de qualidade juntos. Não é o seu caso. Sendo certo que essas famílias podem ter algumas coisas que você não tem atualmente, é também absolutamente verdade que você possui também outras coisas que eles adorariam ter.

Ninguém vive sempre satisfeito. Porventura muitos casais estão a lidar mal com este stress e proximidade forçada, o convívio constante com as crianças pode ser desafiante, a falta de espaço excruciante, etc. Muitas pessoas adorariam estar no seu lugar e ter a liberdade, o tempo e a calma que tem atualmente. Lembre-se disso e não acredite que “a relva é sempre mais verde do outro lado”.

  1. Relembre-se de que não está sozinho

Mais importante do que tudo o resto lembre-se que ninguém está verdadeiramente sozinho. Todos estamos a enfrentar como um coletivo esta pandemia. Todos estamos a sofrer, cada um à sua maneira. Todos estamos afastados de algumas pessoas que mais gostamos.

Apesar de estar solteiro e não ter atualmente um parceiro amoroso, isso não significa que não existam muitas pessoas que o amam e para quem é fundamental. Reforce os seus laços de amizade e familiares, lembre-se da importância destas pessoas para o seu bem-estar.

 

[Leia também: 6 dicas essenciais para melhorar o relacionamento com a sua filha adulta]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...