Estão sempre a dizer que ouve mal? Conheça alguns dos sinais e descubra se têm razão

Normalmente, será você e a sua família os primeiros a aperceberem-se do problema.

Sabemos que infelizmente a perda de audição é uma situação bastante comum. De acordo com os dados do Instituto Americano de Surdez e Deficiências Auditivas, 1 em cada 3 pessoas entre os 65 e 74 anos de idade têm problemas de audição. Para aqueles que têm já mais de 75, esse valor sobe para quase metade.

Muitas vezes é complicado para a pessoa em questão perceber logo que está a começar a ouvir pior. Isto acontece porque o processo de degradação da audição é normalmente lento. Aos poucos as vozes vão ficando mais baixas enquanto o ruído parece aumentar. Podem passar anos sem que a pessoa sinta isto como um sintoma grave.

Assim, na grande parte dos casos as outras pessoas são as primeiras a perceber que algo não está bem. É importante que se pressentir que algo não está bem então fale com a pessoa sobre isso. Uma deteção e intervenção rápida, no começo do problema, pode fazer a diferença na sua saúde a longo prazo. Dado que uma deficiência auditiva pode dar origem a outros problemas relacionados com a isolação social, a depressão ou demência, é essencial reforçar a sua atenção para este tema.

Junto segue uma listagem dos principais sintomas e sinais que podem indicar que algo pode não estar bem com a audição do seu parceiro ou ente querido. Esteja atento!

  1. Os aparelhos de entretenimento estão sempre com o volume alto

Se a TV está constantemente aos “berros” então talvez esteja na altura de fazer um exame auditivo.

  1. Eles parecem ter dificuldade em entende-lo ao longo de uma conversa

As frequências de som mais altas são normalmente as primeiras a desaparecer. Isto significa que tudo o que sejam vogais (essenciais no discurso) passam a ser consideravelmente mais difíceis de captar.

  1. Não dão atenção a sons de alarme

Caso comecem a ter dificuldade em ouvir toques de telemóvel, toques de campainha e outros, então talvez seja bom consular um especialista

  1. Parecem ter mais dificuldade ao andar

Muitas vezes esquecemo-nos que caminhar é uma experiência multi-sensorial. O corpo está a “ver”, a “sentir” e sim, a “ouvir” todo o ambiente. Acabamos por não reparar que a audição desempenha um papel importante, pois estamos extremamente habituados a usá-la inconscientemente. No entanto, quando começamos a perder a audição podemos sentir alguns problemas no que diz respeito ao nosso equilíbrio.

  1. Evitam situações sociais ou preferem ficar silenciosos

Esteja atento caso o seu parceiro comece a ficar mais introvertido em jantares de família e outros grandes eventos. Pode acontecer ele sentir-se mais frustrado ou fatigado por não conseguir captar todos os sons em grandes salas, em festas e em restaurantes barulhentos.

  1. Começam a falar mais alto

Este é o sinal mais clássico de que algo não está bem. Todos temos a tendência a falar mais alto quando não nos conseguimos ouvir a nós próprios adequadamente. Se prestar a atenção a este sintoma em ocasiões sociais, pode ser que consiga identificar com facilidade as pessoas que provavelmente já estarão com deficiências auditivas, simplesmente devido ao inapropriado tom de voz que utilizam.

 

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...