Teletrabalho e filhos? Estas são 3 dicas de sobrevivência essenciais

Saiba como conseguir assegurar a sua produtividade, mesmo com condições adversas.

A COVID-19 obrigou o mundo a adaptar-se a uma nova normalidade para a qual não houve formação prévia. Entre aqueles que mais sofreram estão os pais que tiveram de recorrer a teletrabalho ao mesmo tempo que cuidam dos filhos.

Com isto em mente, a TP-Link, fornecedora de soluções de conectividade fiáveis para empresas e consumidores, partilhou quatro dicas de sobrevivência para os pais que têm filhos pequenos e estão em teletrabalho.

 

1. Organize os seus horários
Um dos inconvenientes do teletrabalho é que a linha do tempo se tornou indistinta. É por isso que é tão importante planear as suas actividades durante o dia. Para começar, determine quais serão os seus horários familiares e de trabalho e tente cumpri-los tanto quanto possível. Aproveite ao máximo o tempo de sono dos seus filhos, para antes de acordarem, durante a sesta ou quando vão para a cama, possa ser a melhor altura para despachar algum do trabalho que tem para fazer.

 

2. Assegure uma boa rede Wi-Fi
Um recurso obrigatório durante esta época é ter uma boa ligação à Internet. Numa sociedade em que o tempo nunca chega, ter uma boa ligação garante uma maior eficiência no trabalho. Alguns estudos indicam que não ter uma boa ligação pode fazer com que percamos até 30 minutos por dia, em média.

Se a videochamada com os seus colegas sofrer cortes ou problemas de qualidade de imagem, se demorar demasiado tempo a descarregar um documento ou se perder o sinal quando se desloca pela casa, provavelmente tem de melhorar a sua ligação à Internet.

 

3. Defina um espaço de trabalho
Defina um espaço de trabalho que seja adaptado às necessidades básicas dentro de casa. Deve ser um lugar longe de distrações físicas e sonoras, para que tenha privacidade para ter reuniões ou chamadas de trabalho. Além disso, deve ter em conta que estar em frente do computador, repetindo movimentos praticamente automatizados durante longos períodos de tempo, pode ser prejudicial à sua saúde, pelo que é essencial ter mobiliário ergonómico que reduza possíveis efeitos negativos.

Finalmente, considere uma boa iluminação, ventilação e temperatura adequada pois são fatores que melhoram a concentração e produtividade no teletrabalho.

 

 

 

(artigo originalmente publicado no site Human Resources Portugal)

 

 

Ler Mais