Tem mais de 50 anos e vai comprar carro? Estes são os extras que não deve ignorar

Perceba exatamente quais são as funcionalidades extra que podem realmente melhorar a sua segurança e a da sua família.

À medida que envelhecemos é natural que o nosso corpo não continue a ter o mesmo tempo de reação. Existem assim certamente algumas limitações físicas que surgem com a idade e que podem impactar a forma como conduz.

Felizmente a indústria automóvel não para de desenvolver novas tecnologias e funcionalidades de segurança que prometem diminuir os riscos associados à condução por parte de um grupo demográfico mais envelhecido. Muitas vezes estas funcionalidades acabam, no entanto, por ser apresentadas como extras na compra de um determinado carro.

É certo que muitas pessoas desconfiam da quantidade de extras que os stands nos procuram convencer a comprar. A verdade é que muitas destas funcionalidades tecnológicas ou estéticas acabam por ser algo irrelevantes para a qualidade das nossas viagens diárias, acabando apenas por servir para aumentar o custo associado à compra do automóvel.

Em particular, os condutores mais envelhecidos acabam muitas vezes por recusar este tipo de extras porque consideram estas tecnologias demasiadamente complexas, difíceis de utilizar. Com tudo isto em mente, as marcas automóveis têm procurado simplificar os seus sistemas para ir ao encontro destas preocupações. Os recentes exemplos da integração de assistentes virtuais e sistemas de controlo por voz são prova disso mesmo.

Como forma de auxiliar a escolha de alguns destes extras, reunimos em baixo um conjunto relevante de funcionalidades de segurança que deve procurar adicionar ao seu carro. Estas são algumas escolhas essenciais que podem contribuir para o manter em segurança.

  1. Travagem de Emergência Automática

Esta tecnologia permite reconhecer a distância entre um veículo e um pedestre, conseguindo em casos de emergência acionar uma travagem automática que assegura a segurança de todos os envolvidos. Esta é uma funcionalidade capaz de ajudar a corrigir uma eventual perda de capacidade de reação, habitual nas pessoas com idade mais avançada.

  1. Deteção ângulo morto

Esta funcionalidade usa sensores e radares para alertar o condutor de quaisquer veículos que se aproximem por um lado ou pelo outro. Isto é particularmente relevante para todas as pessoas que tenham uma maior dificuldade em movimentar o pescoço e cabeça. Ao iluminar um pequeno símbolo nos espelhos retrovisores, esta tecnologia permite alertar o condutor de quando é seguro ou não mudar de faixa.

  1. Assistente de faixa de rodagem

Através da utilização de sensores, esta funcionalidade alerta o condutor sempre que este se esteja a afastar da sua faixa de rodagem. Isto é particularmente útil em longas viagens na auto-estrada, onde se acumula a fatiga e o cansaço. O sinal sonoro que é emitido assim que o carro começa a “guinar” para um lado pode acabar por salvar muitas vidas.

  1. Cruise Control adaptativo

Esta é uma funcionalidade que melhora a capacidade do cruise control normal. Este extra permite que o carro ajuste automaticamente a velocidade de forma a manter uma constante distância de segurança do carro da frente. Isto acaba por não só tornar toda a viagem mais segura, como permite que o condutor possa descansar o seu pé direito. Reduzindo assim o desconforto e cansaço associado à condução.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...