Tem mais de 50 anos? Então estes 5 exercícios são ideias para si

Praticar exercício depois dos 50 anos não só pode ajudar a aumentar sua expectativa de vida, como diminuir o risco de doenças cardíacas, diabetes e osteoporose.

E para as mulheres, pode aliviar alguns dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor, a dificuldade em dormir e as dores nas articulações.

Investigadores da University of Mississippi e da University of California, em São Francisco analisaram o DNA de 6.500 adultos e descobriram que o exercício prolongou a vida nas idades entre os 40 e os 64.

IOGA

A prática de ioga para maiores de 50 anos deve ser moderada, como a aula de hatha, em que as posturas são simples e mantidas durante 20 a 30 segundos. «É importante apoiar o coração e não sobrecarregar o trabalho ou tensão», afirma Lynn Anderson, membro do corpo docente do Conselho Americano de Exercício e Instrutor de Yoga Prime of Life para maiores de 50 anos.

Ioga é uma prática física que enfatiza o movimento, a respiração, o foco e a meditação. Movendo o corpo para melhorar a circulação e depois relaxando-o e acalmando a mente para reduzir o stress, a ioga é um ótimo exercício para a saúde do coração e o bem-estar das pessoas com mais de cinquenta anos.

TREINO DE PESO

Pode ajudar a aliviar muitos problemas de saúde que as pessoas com mais de 50 anos têm. Além do mais, as mulheres perdem até 5% de sua magra tecido muscular por década, começando na casa dos 30 anos, número que aumenta depois dos 65.

De acordo com o estudo, existe uma correlação direta entre a boa saúde e massa muscular. Quanto mais músculos se tiver, melhor será o desempenho do metabolismo, mais fácil será manter o peso baixo, assim como o risco de doenças cardíacas, derrame cerebral e diabetes .

EXERCÍCIO AERÓBICO

Caminhar, correr, nadar e dançar são ótimas opções. O exercício aeróbico trabalha os grandes músculos do corpo e beneficia o sistema cardiovascular. Tente trabalhar até 20 minutos diários, cinco dias por semana, no início, mas mesmo entre 5 e10 minutos diários é melhor do que nada.

PILATES

Pilates melhora e aumentar a flexibilidade. O sistema de condicionamento corporal é composto por vários exercícios que podem ajudar os idosos a ganhar força, melhorando a flexibilidade, agilidade, amplitude e facilidade de movimento. Pilates é conhecido por melhorar a postura, aumentar a estabilidade das articulações, útil na realização de tarefas diárias, como levantar sacos de compras e ter a resistência necessária para realizaer projetos domésticos.

ALONGAMENTO

Este é o exercício mais eficaz para pessoas com mais de 50 anos, e é bastante simples e fácil de fazer. Fazer alongamentos diariamente é uma coisa boa, pois os corpos mais velhos tendem a ficar mais rígidos e a desenvolver músculos tensos.

Não mantenha um alongamento se existir dor; o alongamento deve ser uma boa tensão.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...