Partilhar

Tem receio de falar em público? Estas são as dicas que prometem ajudar

Este é uma skill importante que deverá ser capaz de dominar. Saiba como.

7 Setembro 2024
Forever Young

Falar em público é considerado por muitos uma experiência aterradora. Pode ser extremamente complicado controlar os nossos nervos quando procuramos transmitir uma mensagem clara e inspiradora a um grupo alargado de pessoas.

 

Segundo Mark Twain existem apenas dois tipos de palestrantes: os nervosos e os mentirosos. Todavia a verdade é que existem algumas formas eficazes de conseguir reduzir a ansiedade destes momentos. Conheça aqui algumas das dicas que pode (e deve) seguir.

 

  1. Coloque-se nos “sapatos” das outras pessoas

O nosso nível elevado de nervosismo pode impedir que sejamos capazes de considerar a adequadamente as outras pessoas. Estamos tão preocupados em não cometer erros e nas exatas palavras que queremos expressar que esquecemos que o mais importante é mesmo conseguir cativar a atenção dos outros.

Antes de elaborar o seu discurso ou imaginar o que vai querer dizer deve sempre pensar na sua audiência. Compreenda que são e o que mais lhes interessa. Adapte o seu discurso à personalidade do grupo e ao ambiente geral. Procure sempre acrescentar valor à audiência.

 

  1. Esteja disponível para receber feedback sincero

Como qualquer outro skill a única forma de se tornar melhor a falar em público passa por uma repetição. Terá que praticar bastante e, sobretudo, ser capaz de compreender o feedback que recebe dos outros. Deverá estimular este tipo de partilha e procurar perceber a opinião dos outros relativamente ao seu estilo e conteúdo. Mais tarde poderá adaptar o seu discurso de acordo com alguns elementos do feedback que foi recebendo. A ideia será ir conseguindo cada vez mais aperfeiçoar a sua técnica.

 

  1. Lembre-se: o conteúdo é o mais importante

Todos queremos garantir que conseguimos causar uma boa impressão. Esta avaliação externa é obviamente importante, todavia este não deve ser o seu único foco. Mais importante que tudo o resto é assegurar que acredita no que está a dizer e que realmente é apaixonado pelo tema que irá abordar. Isto é algo incrivelmente poderoso, capaz de cativar audiências. Quanto mais for capaz de demonstrar a sua paixão pelo tema, maiores serão as probabilidades de assegurar que a sua palestra é eficaz, garantindo que se sente mais confortável e confiante.

 

  1. Tente não se apoiar muito em notas

No momento do discurso é certo que pode ser bem mais confortável ter a seu lado umas notas ou um documento escrito que possa ler. No entanto este hábito não é ideal, visto que irá criar uma “barreira” entre si e a sua plateia. O seu discurso irá parecer menos sincero e terá assim menos capacidade de se conectar.

Ao preparar o discurso claro que deve construir notas, no entanto quando o momento chegar deverá confiar nas suas capacidades de se lembrar do que quer realmente abordar.

 

  1. Identifique a sua maior preocupação e procure uma solução

Existem muitos diferentes elementos que podem contribuir para o medo de falar em público. Falar para uma plateia de desconhecidos, a possibilidade de esquecermos o que queremos dizer, ser pouco inspirador, etc. Cada pessoa poderá ter diferentes preocupações.

Torna-se assim fundamental ser capaz de identificar exatamente o que está a causar mais preocupação e procurar de seguida uma solução. Caso, por exemplo, tenha medo que o seu discurso esteja algo aborrecido e pouco inspirador, então experimente testar primeiro o mesmo junto de um grupo de amigos e familiares. Caso o seu maior medo seja esquecer certas partes, então procure reforçar os slides ou criar notas adicionais que possam guiar o discurso.

 

 

Mais Recentes

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 16 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 16 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 16 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 17 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 17 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 18 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 18 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 18 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 18 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 19 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 19 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 20 horas

Sim, comer fruta e emagrecer ao mesmo tempo é possível: com este truque, nunca falha

há 20 horas

Diga adeus aos vidros embaciados: basta usar sabão

há 20 horas

Tenha a casa de banho sempre perfumada: é só pôr em prática estas dicas

há 20 horas

No coração de Campo de Ourique descobrimos a tradição madeirense com sabores renovados

há 20 horas

Para a mesa ou para oferecer: 8 sugestões de vinhos para celebrar o Natal e o Ano Novo

há 20 horas

Presentes de Natal: 6 em cada 10 serão roupa, acessórios ou perfumes

há 21 horas

Óbito: Morreu o professor e jornalista Mário Gonçalves

há 21 horas

Estes são os signos que menos acreditam em signos

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.