Também conhecida por açafrão-da-índia, a curcuma é uma raiz da família do gengibre. Considerada por alguns especialistas como um dos mais eficazes e nutricionais suplementos, esta raiz têm sido tradicionalmente utilizada para aliviar dores menstruais, estados respiratórios, obstruções no fígado, úlceras e inflamações.
Este pequeno arbustro trepador, nativo da floresta asiática, é amplamente cultivado em clima tropicais. A sua cor alaranjada é justificada pela presença de compostos fenólicos denominados curcuminoides. Esta raiz contém diversos minerais e vitaminas que são importantes para o funcionamento do organismo, tais como o ferro, o magnésio, o potássio, a vitamina B6 e a vitamina C.
Recentemente o interesse em torno da curcuma tem se centrados nas suas propriedades anti-inflamatórias. Vários estudos tem comprovado que a sua inclusão em diversos suplementos alimentares pode ser importante para ajudar a tratar artrites e outro tipo de condições inflamatórias. Os benefícios da utilização desta raiz são vastos, tal como listou recentemente o portal Saber Viver.
Quais são os beneficios da Curcuma para a saúde?
Fortalece o sistema imunitário. De acordo com um estudo realizado por cientistas da Oregon State University, a curcuma aumenta os níveis de uma proteína essencial (CAMP) para proteger o nosso corpo de vírus, bactérias e fungos.
Diminui o colesterol. Devido à sua ação antioxidante, a curcuma ajuda a metabolizar o colesterol LDL (o mau colesterol) em excesso no nosso organismo. Ajudando desta forma a reduzir o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares.
Ajuda a melhorar a digestão. Além de diminuir os níveis de enzimas inflamatórias, estimula a produção de bílis, o líquido que atua na digestão das gorduras que consumimos e na absorção dos nutrientes que passam pelo nosso intestino.
Previne o cancro. O uso regular de curcuma evita a invasão das células cancerígenas e a sua propagação. Múltiplos estudos têm demonstrado que esta raiz pode ajudar a reduzir o crescimento das células cancerígenas e de tumores. Sendo certo que estas conclusões são fruto dos testes em animais, não deixa de ser uma esperança para futuros tratamentos em humanos.
Combate problemas de pele. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, esta raiz tem inúmeros benefícios para quem tem problemas de pele, como eczema e acne.
Combate a depressão. Um estudo realizado em outubro de 2014, concluiu que a toma de 500 mg de curcuma, duas vezes ao dia, tem um resultado mais eficiente no combate à depressão do que o efeito de um comprimido placebo. Adicionalmente existem evidências de que as propriedades desta raiz possam estimular os neurotransmissores do cérebro, serotonina e dopamina.
Como usar?
Tal como o gengibre, a curcuma possui um sabor intenso e muito característico que pode não agradar a todos os palatos. É asim importante que experimente diferentes formas de prepar e consumir esta raiz, de forma a controlar a sua intensidade e textura.
De forma geral, a raiz pode ser ser consumida fresca e colocada em arroz ou em sumos naturais. Pode ainda ser cortada em rodelas para fazer chá. Desta forma estará a aproveitar melhor os nutrientes, no entanto o sabor torna-se igualmente mais intenso.
Por outro lado pode experimentar moer a raiz e utilizar convenientemente o seu pó em diversos pratos, refugados ou sumos. Pode ainda ser simplesmente utilizada para temperar pratos ou dar um gosto diferente. A corcuma é popular em muitos pratos asíaticos, marroquinos e indianos.