Toda a verdade sobre… o Cravinho. Conheça os benefícios e saiba como usar

Este poderoso ingrediente contém inúmeras propriedades medicinais capazes de enriquecer o seu bem-estar.

O cravinho (ou cravo-da-Índia, como também é conhecido) é um tipo de especiaria muito utilizado como tempero numa série de pratos culinários. Pode ser aproveitado na sua forma integral, moído, em pó ou enquanto óleo essencial. O cravo é extremamente versátil, podendo ser usado como tempero, ingrediente de bolos, bolachas, em bebidas e até mesmo como remédio natural.

Este é um produto que pode ser facilmente encontrado nos supermercados. Para além dos seus usos culinários, o cravinho tem uma ação medicinal útil no combate de dores, infeções e enquanto estimulante sexual.

[Leia também: 5 tipos perfeitos de óleos essenciais para purificar o ar da sua casa]

Recentemente o portal TuaSaúde, listou alguns dos principais benefícios que o cravo-da-índia pode ter para a nossa saúde e bem-estar.

 

  1. Combate infeções

Dada a sua ação microbiana e antifúngica, o cravinho pode ser utilizado para combater infeções causadas por certos tipos de bactérias e fungos. A presença na sua composição de eugenol, metil salicilato, kaempferol, ácido gálico e ácido oleanólico permite combater o desenvolvimento de certas bactérias.

 

  1. Relaxa os músculos e combate o cansaço

O óleo de cravinho é conhecido por ajudar a relaxar os músculos, sendo muito utilizado em diversos óleos de massagem. O seu aroma característico é também eficaz na redução da sensação de fadiga e melancolia, ao conseguir melhorar a disposição emocional. Existem inúmeros tipos de gel fito terapêutico à base de cravinho que funcionam como analgésicos musculares.

 

  1. Diminui a dor

O eugenol é um dos componentes mais importantes do cravinho. É utilizado há vários anos na medicina dentária para reduzir as dores e inflamações provocadas pelos tratamentos. De acordo com vários estudos, este efeito analgésico é explicado pela supressão de prostaglandinas e outros medidores, assim como pela depressão dos receptores sensitivos envolvidos na sensação de dor.

 

  1. Combate o mau-hálito

Devido às suas propriedades antissépticas e aromáticas, o cravinho é uma excelente opção natural para melhorar o hálito. Para este efeito basta simplesmente mascar um pouco de cravo-da-índia para sentir imediatamente o efeito refrescante na boca. Pode também bochechar um pouco de chá de cravinho para obter um efeito semelhante.

 

  1. Facilita a digestão

Ao ativar as enzimas no estômago e intestino, o cravinho pode também ser capaz de melhorar a digestão e auxiliar o controlo de diarreia. Adicionalmente ajuda a diminuir a flatulência, sendo o seu consumo (em chá) especialmente indicado após uma refeição mais pesada.

 

  1. Estimula o desejo sexual

Muitos afirmam que o extrato de cravo-da-índia contém inúmeras propriedades afrodisíacas, podendo assim ser utilizado enquanto remédio caseiro para tratar a impotência sexual ou para aumentar a libido.

 

  1. Afasta mosquitos e outro insetos

O óleo de cravo tem um aroma bastante desagradável para os insetos, pelo que pode funcionar como repelente. Basta esmagar alguns cravinhos e colocar no centro de uma mesa para conseguir afastar os mosquitos ou moscas da fruta, por exemplo. Existem igualmente inúmeras velas à base deste óleo que poderá utilizar.

 

 

[Leia também: Toda a verdade sobre… a Beringela. Diabetes, colesterol ou falta de vitaminas? Este alimento ajuda]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...