<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Todos lhe reconhecemos o cheiro, mas será que sabemos quais são os (verdadeiros) perigos da naftalina?

8 Novembro 2024
Sandra M. Pinto

Já foi muito utilizada em guarda-roupas, armários, gavetas e dispensas para prevenir o aparecimento de traças e outros insectos inconvenientes.

Com o passar do tempo foi considerada um produto tóxico para os humanos, pelo que deve ser substituída.

Naftalina espanta ratos e baratas com eficiência, mas pode causar intoxicação
Apesar de ser eficiente na limpeza da casa, a naftalina é composta por um princípio ativo (substâncias físicas e químicas) que podem desenvolver sintomas como confusão mental, irritação nos olhos e na pele, dores de cabeça e intoxicações no organismo.

Colocar saquinhos ou bolinhas de naftalina nas gavetas dos armários (para controlar incidência de pragas como ratos e baratas) não é a melhor opção a longo prazo.

Evita mofo
Para substituir a naftalina e ao mesmo tempo livrar-se de manchas de bolor, fungos e outros micro-organismos que costumam estar presentes nas superfícies mais suscetíveis ao mofo da casa, escolha outros produtos que podem ser colocados em armários, colchões, gavetas e noutros ambientes em que há pouca circulação de ar e bastante húmidade.

Aromatizadores de ambientes com lavanda 
Comece a apostar nos aromatizadores de ambientes produzidos com essência de lavanda. É uma boa opção para ser colocado em armários e gavetas.

Inseticidas ajudam a matar mosquitos, baratas e formigas
O inseticida pode ser uma boa alternativa para substituir o uso da naftalina. O produto tem um cheiro forte, mas é menos tóxico que as bolas de naftalina.