Partilhar

Trabalhar depois dos 50? mitos e factos sobre esta fase da vida

Continue relevante no mercado trabalho. Evite alguns destes estereótipos e discriminações associadas a uma idade mais avançada.

10 Janeiro 2020
Forever Young

O mercado de trabalho pode ser cruel para os trabalhadores mais envelhecidos. As constantes mudanças nas mais diversas indústrias e os avanços tecnológicos ditam que seja necessária uma atualização frequente dos conhecimentos e know how de cada trabalhador.

Os mais jovens, acabados de sair da faculdade, têm uma formação mais moderna e ajustada às necessidades atuais. Sendo assim, existe uma forte pressão para colocar “quadros” mais novos nos diversos cargos das empresas.

Infelizmente existe igualmente um conjunto de preconceitos associado à idade mais avançada de certos trabalhadores que dificulta a sua manutenção na “força de trabalho”. Muitos acreditam que a partir de uma certa idade um trabalhador perde quase todas as suas capacidades e deixa de ser um membro valioso de uma equipa.

Recentemente, e com o objetivo de desmistificar alguns destes temas, a associação AARP criou uma listagem de alguns dos preconceitos mais frequentes associados a estes trabalhadores. Confrontando estes mitos, com a realidade.

 

Mito #1: Os trabalhadores mais velhos não têm uma mente tão ágil e astuta como os mais novos

Facto: De acordo com um estudo de 2015, realizado pela Associação Americana de Psicologia, os executivos mais envelhecidos demonstram ter uma maior “inteligência cristalizada” do que os mais novos. Isto diz respeito à sua capacidade verbal e conhecimento baseado na experiência.

Mito #2: Os trabalhadores mais velhos são menos produtivos e menos fiáveis

Facto: Quando compararam dois grupos, um composto por jovens adultos (20- 31 anos) e outro composto por adultos mais velhos (65-80), na realização de 12 tarefas, os investigadores comprovaram que os mais envelhecidos foram constantemente mais capazes e produtivos a cumprir com sucesso estas tarefas. A explicação parece ter que ver com o facto de possuírem uma maior experiência, permitindo conhecer melhores estratégias de resolução. A sua rotina de trabalho estável e os altos níveis de motivação ajudaram igualmente a atingir o sucesso.

Mito #3: As pessoas mais velhas não são tão conhecedoras do “Mundo Digital” como os mais novos

Facto: Apesar de isto ter sido verdade em tempos anteriores, os dados indicam que cada vez mais as pessoas com mais de 65 se estão a tornar em utilizadores ávidos das tecnologias. Um recente inquérito da Pew Research Center descobriu que dois terços dos participantes americanos com mais de 65 anos afirma usar a internet (sendo que 75% dos inquiridos a usa diariamente). 37% usa pelo menos um tipo de rede social e 42% possuí um smartphone.

Mito #4: Os trabalhadores mais velhos são teimosos e difíceis de integrar em equipas conjuntas

Facto: De acordo com a General Social Survey, a percentagem de americanos que se diz “muito feliz” é maior nos grupos de população acima dos 65 anos. Alguns estudos apontam para que esta geração possa ser a mais feliz no mercado de trabalho. Isto poderá estar relacionado com uma maior maturidade emocional, com uma forte adaptabilidade e com os níveis superiores de bem-estar, demonstrada pelos trabalhadores mais experientes.

Mais Recentes

Chegou a época mais fria e como tal importa tratar bem da pele: saiba aqui a melhor forma de o fazer

há 11 minutos

Conheça os segredos que as mulheres escondem, mas que querem que os homens descubram

há 14 minutos

Se não quer envelhecer mais depressa não durma com roupas apertadas

há 17 minutos

Nem lentilha nem feijão: conheça a leguminosa que deve consumir para ficar com a barriga lisa

há 44 minutos

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 1 hora

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 1 hora

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 1 hora

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 2 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 3 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 3 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 4 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 4 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 5 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 5 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 6 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 6 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 6 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 6 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 6 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.