Transformar sonhos em objectivos? Estas 8 dicas prometem ajudar

Todos temos sonhos. O que importa é saber como transformar esses sonhos em objetivos de modo a que façam uma diferença real nas nossas vidas.

Os sonhos são desejos muito intensos de viver, realizar ou obter determinada experiência. Normalmente trata-se de um reflexo da personalidade do indivíduo, a qual se expande para uma meta que acolhe o seu perfil e impacta grandes momentos de sua vida. Quase sempre os sonhos não são específicos, tratando-se de vislumbres gerais sobre possibilidades de vida. Geralmente o sonho diz respeito a algo a longo prazo, sem uma perspetiva exata de quando acontecerá. É como uma meta quase que inalcançável, a qual o indivíduo deseja realizar, mas não trabalha, de facto, por ela.

Já os objetivos habitam um campo muito mais prático e possuem metas a curto, médio e longo prazo. Costumam ser idealizados já com um caminho para serem alcançados, bem como uma série de ações que serão necessárias para que se tornem em realidade.

Um objetivo inclui fatores como quando, onde, como, quanto tempo durará, qual será o custo necessário e preparativos necessários.
Quando um sonho é transformado em objetivo ele torna-se mais passível de ser realizado, porque sai do campo das ideias e passa a integrar o dia-a-dia do indivíduo.

 

Transformar sonhos em objetivos

Transformar um sonho num objetivo é uma tarefa que pode fazer alguém muito mais feliz. Transforme os seus sonhos em objetivos e tirando-os do papel.

 

1. Perceba quais são as suas prioridades

Quando se fala sobre sonhos, é normal começarmos a divagar e pensar nas mais diferentes realidades que gostaríamos de viver. Esses desejos, por mais intensos e fervorosos que sejam, não se devem tornar numa motivação para que tornemos as nossas atividades em reais e palpáveis.

É muito importante ter em mente quais são os seus maiores sonhos e o principal motivo pelo qual eles devem receber uma tão grande atenção. Deve conseguirá separar o que faz parte da sua imaginação daquilo que realmente é real, cabível e pode ser realizado a curto, médio e longo prazo.

Para isso, encontre aquele sonho que o deixa mais feliz e lhe dá uma perspetiva positiva, o qual realmente tem capacidade de transformar a sua trajetória depois de acontecer.

Quando esse sentimento for descoberto, vai conseguirá trazê-lo para o mundo real e transformá-lo numa meta.

 

2. Transforme seus sonhos em metas plausíveis

Tendo em mente o seu principal sonho é hora de trazê-lo para o campo prático, percebendo qual será o caminho para que ele aconteça e se torne em realidade.

Transformar sonhos em objetivos é um processo que deve ser dividido em etapas, compreendendo qual a trajetória que deverá ser percorrida até que o objetivo final seja alcançado, dividindo-a em pequenos propósitos.

 

3. Mãos ao trabalho

Um objetivo só pode ser considerado palpável quando realmente estamos a trabalhar para o alcançar. Para transformar sonhos em objetivos é muito importante elaborar um planeamento e trazê-lo para a prática. Para isso, foque-se nas suas pequenas metas e no que é necessário para cumpri-las. Se for preciso adquirir aquele valor a mais, tente encontrar uma segunda fonte de rendimento, evitando gastos necessários e seguindo rigorosamente o seu plano financeiro.

Se a sua meta não contemplar o campo financeiro mas sim atitudes práticas, como uma mudança de vida, tente não esperar pelo próximo dia ou a próxima semana para começar o projeto. Inicie hoje mesmo e sempre tenha em mente o seu sonho final, para que possa lembrá-lo em momentos de desmotivação.

 

4. Encontre meios de se manter motivado

Enquanto seres humanos todos precisamos de uma motivação para realizar os nossos projetos, pois de outra forma há a tendência de abandoná-los a meio, sem nunca finalizar e alcançar o verdadeiro propósito. Ao transformar os seus sonhos em objetivos é fundamental adquirir um formato de motivação.
Cada pessoa possui as suas próprias características nesse sentido, motivando-se de forma diferente, por fatores diversos. Encontre aquilo que faz renascer em si a sua vontade de superar as suas próprias metas e de se ultrapassar em momentos de crise.

 

5. Acompanhe o seu próprio processo

É muito importante que depois de ter em mente quais serão as suas metas a curto, médio e longo prazo, saiba também qual o rendimento dentro desse período e o quão perto está delas. Ou seja, não basta apenas realizar os trabalhos, mas mensurá-los para entender se serão suficientes para alcançar o sonho final no tempo estipulado.

Esta gestão de metas pode ser feita das mais diversas maneiras, desde o uso de itens mais práticos, como indicadores financeiros, até sentimentos, como a sua satisfação ao alcançar uma pequena meta. O que importa é que os propósitos estabelecidos não acabem perdendo o sentido.

 

6. Evite a procrastinação

Este é um dos principais pilares quando se trata de transformar sonhos em objetivos, isto porque está diretamente ligado ao abandono do mundo das ideias. Quando se fala em sonhos, tratamos de algo distante e inalcançável. No entanto, quando transformamos um sonho em objetivo integramo-lo na nossa rotina de trabalho, de estudos e de todos os outros âmbitos possíveis. Se não levarmos a sua realização a sério e com tanto afinco quando deveríamos, acabamos por deixar de lado uma parte importante da nossa vida e deixamos de conquistar metas alcançáveis.

Sempre que se sentir desmotivado, lembre-se do tópico anterior e evite cair na procrastinação, nem que seja apenas por um dia. Assim não corre riscos de acabar por se desligar das suas metas.

 

7. Não tenha medo de alterar o seu planeamento

Muitas vezes ocorrem imprevistos no caminho, os quais é preciso contornar para continuar a manter a vida nos eixos. Problemas com a família, com o carro ou com o salário são apenas alguns exemplos que  exigem um replaneamento de ações para os próximos meses. Caso aconteça  algo inesperado, não se preocupe em adiar a sua próxima meta por um mês ou dois. O que importa é manter-se conectado com o objetivo final, de modo a não se desanimar devido aos imprevistos.

 

8. Tente pensar no seu sonho no âmbito de um contexto maior

Uma das respostas mais comuns quando queremos transformar sonhos em objetivos é que, depois de a meta total ser atingida tudo perde o sentido. Esse pensamento é comum, mas pode ser evitado se perceber que o seu sonho não é apenas um simples momento e sim todo o contexto da sua vida. Ou seja, um reflexo do seu perfil, das suas características e personalidades enquadrados numa perspetiva que mudará a sua trajetória.

 

 

 

 

 

(artigo originalmente publicado no site Human Resources Portugal)

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...