Partilhar

Última hora: Novas tabelas de retenção reduzem IRS até 25 euros

Fique par do valo dos salários.

5 Dezembro 2022
Sandra M. Pinto

As alterações ao IRS que chegam em 2023 vão fazer com que um salário de 1.350 euros pague menos 15 euros de IRS, em janeiro, e menos 25 euros, a partir de julho, face ao que paga em 2022, avança a Lusa.

Estes cálculos constam de um conjunto de simulações realizadas pelo Ministério das Finanças tendo por base as novas tabelas de retenção na fonte que vão ser aplicadas entre janeiro e junho de 2023 e as que entram em vigor em 01 e julho e contemplam um novo modelo de retenção do imposto, refere a Lusa.

Segundo as mesmas simulações, um solteiro sem dependentes, com um salário bruto de 1.350 euros desconta atualmente, por via do IRS, 219 euros. Em janeiro, com as novas tabelas de retenção verá o imposto cair para 204 euros e a partir e julho terá nova redução, passando a descontar 194 euros, esclarece a Lusa.

«Caso esta pessoa, com estas características, tenha um aumento salarial de 5,1% em janeiro (o que fará o seu salário avançar para os 1.419 euros brutos mensais), a retenção na fonte do IRS será de 230 euros entre janeiro e junho (resultando num salário líquido de imposto de 1.189 euros), descendo para os 213 euros a partir de julho (com o salário líquido de IRS a ficar em 1.204 euros)», diz a Lusa, «já um solteiro com um dependente e um salário bruto de 850 euros, desconta atualmente 57 euros de IRS. Em 2023, este contribuinte terá um alívio de 20 euros a partir e janeiro, passando a descontar 37 euros. Em julho, nova mudança, com a retenção do imposto a baixar para um euro».

Esta evolução fará com que o salário líquido de imposto passe dos 793 euros atuais, para 813 em janeiro e para os 849 euros a partir de julho, é dito.

Tendo um aumento de 5,1% em 2023, o salário bruto sobe para 893 euros, com as novas tabelas de retenção a assegurarem um valor líquido de imposto (sem contar com os descontos para a Segurança Social) de 834 euros em janeiro e de 871 euros de julho em diante.

 

O novo modelo de tabelas de retenção na fonte que arranca em julho e que segue uma lógica de taxa marginal, em linha com os escalões de IRS, visando evitar situações de regressividade.

“Uma vez adotado o novo modelo, a um aumento de salário bruto corresponderá sempre uma melhoria do salário líquido” ao contrário do que “se verificava em algumas situações com o modelo de retenção atual”, refere o Ministério das Finanças citado pela Lusa.

«É isto que faz com que um trabalhador casado com um dependente e com rendimento bruto de 2.500 euros por mês que não tenha sido aumentado mantenha o seu rendimento no primeiro semestre, sentindo um aumento líquido de 41 euros a partir de julho», afirma a Lusa, «tendo uma atualização salarial de 5,1%, terá um ganho mensal de 75 euros até junho e de 120 euros a partir de julho».

Mais Recentes

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 14 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 15 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 15 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 16 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 16 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 16 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 17 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 17 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 17 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 17 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 18 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 18 horas

Sim, comer fruta e emagrecer ao mesmo tempo é possível: com este truque, nunca falha

há 18 horas

Diga adeus aos vidros embaciados: basta usar sabão

há 18 horas

Tenha a casa de banho sempre perfumada: é só pôr em prática estas dicas

há 19 horas

No coração de Campo de Ourique descobrimos a tradição madeirense com sabores renovados

há 19 horas

Para a mesa ou para oferecer: 8 sugestões de vinhos para celebrar o Natal e o Ano Novo

há 19 horas

Presentes de Natal: 6 em cada 10 serão roupa, acessórios ou perfumes

há 19 horas

Óbito: Morreu o professor e jornalista Mário Gonçalves

há 20 horas

Estes são os signos que menos acreditam em signos

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.