Partilhar

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

A Editorial Caminho edita Chiquinho, de Baltasar Lopes, um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX. Nas livrarias a 1 de outubro.

18 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Chiquinho conta a história de um cabo-verdiano cuja vida atravessa a primeira metade do século XX: a infância, vivida no pequeno povoado de Caleijão, na ilha de São Nicolau, onde a sua família, apesar de pobre, era a mais rica da aldeia graças às ajudas do pai, emigrado nos Estados Unidos da América; a juventude, vivida no Mindelo, ilha de São Vicente, para onde se desloca para frequentar os dois anos que lhe faltam do ensino secundário e onde ganha consciência da terrível situação social da sua pátria, onde toma contacto com a literatura universal e se apaixona pela primeira vez; e o regresso a São Nicolau, sendo colocado como professor primário numa remota aldeia.

É neste último período que o arquipélago é assolado pela seca. Com ela a produção agrícola é arrasada e o pouco que resta é devorado pelos gafanhotos.

A fome instala-se e a morte reina, levando consigo homens, mulheres e crianças. Chiquinho vê-se confrontado com um destino mais forte que as suas esperanças.

Chiquinho é um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX, e o nome do seu autor, Baltasar Lopes, é comparável ao de Soeiro Pereira Gomes ou Jorge Amado.

A presente edição segue a primeira edição, de 1947, com uma atualização ortográfica de acordo com as regras atualmente em vigor.

Baltasar Lopes nasceu na ilha de São Nicolau, Cabo Verde, em 1907. No Seminário da ilha natal completou o ensino secundário. Na Universidade de Lisboa formou-se em Direito e Filologia Românica.

Foi professor, e depois reitor, do liceu Gil Eanes na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente. Nesta cidade exerceu também como advogado. Participou ativamente na vida cívica e literária, dentro do que era possível naquela colónia portuguesa, especialmente vigiada e reprimida sob o regime de Salazar, situação que aparece denunciada em Chiquinho.

Foi uma das figuras mais destacadas do movimento chamado «dos claridosos» porque se reuniam em torno da revista Claridade, que criaram.

Em 1947 publicou a sua obra mais conhecida, o romance Chiquinho, que haveria de marcar toda uma geração de escritores de Cabo Verde e permanecer como obra-prima da literatura em língua portuguesa. Baltasar Lopes morreu em Lisboa em 1989, com 82 anos

Mais Recentes

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 2 minutos

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 43 minutos

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 1 hora

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 1 hora

Relatório revela as piores e as melhores companhias ferroviárias da Europa: saiba em que lugar está a CP

há 2 horas

Lembra-se de ‘Trainspotting’? Autor avança com sequela e revela o nome da obra que segue a vida das personagens Renton, Spud, Sick Boy e Begbie

há 2 horas

Este é o aeroporto europeu com mais movimento: adivinha onde está localizado?

há 2 horas

Última hora: arqueólogos descobrem túmulo de São Nicolau, a inspiração do “Pai Natal”

há 2 horas

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 18 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 18 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 19 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 19 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 20 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 20 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 20 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 21 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 21 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 21 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 21 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.