Vacinação. Estes são os efeitos secundários (comuns) que deve conhecer

Saiba o que esperar quando for tomar a primeira dose da vacina, rumo à imunidade contra a Covid-19.

O processo de vacinação contra a Covid-19 continua a avançar. Desde janeiro que milhares de portugueses já foram vacinados, todavia ainda muitos mais terão que tomar a dose para atingirmos a tão desejada imunidade de grupo.

Sendo certo que existe uma grande expectativa e algum desconhecimento associado a esta vacinação, a verdade é que tem bastantes semelhança às outras vacinas que ao longo da nossa vida todos temos de tomar.

Uma boa forma de estarmos certos que a dose da vacina está a ter efeito, passa por estarmos atentos a alguns dos efeitos secundários que possam surgir após a injeção. Segundo a CDC, estes são os principais sintomas especiais associados ao processo de vacinação.

 

  1. Dor na zona da injeção

As pessoas devem esperar sentir alguma dor junto do local exato do braço que for vacinado. Habitualmente este é um efeito secundário que perdura durante 24 horas, acabando por progressivamente se tornar mais ligeiro.

 

  1. Fatiga

A fatiga que pode sentir após a primeira injeção é um sinal bastante positivo. Significa que o seu sistema imunitário está a atuar como esperado, avançando com a criação progressiva de anticorpos que vão mais tarde ser capazes de proteger todo o organismo.

 

  1. Febre

Uma febre baixa é outro dos sintomas comuns que se podem registar. Pode acompanhar a sensação de fatiga e gerar algum desconforto. Todavia não deve ser considerado como um sinal preocupante. Mais uma vez, é a apenas o corpo a cumprir a sua função.

 

  1. Estes sintomas são mais comuns após a segunda dose

Todos estes efeitos secundários aqui referidos nunca duram mais do que dois dias. De resto os especialistas parecem confirmar que estes sintomas são até mais comuns e prevalentes após a toma da segunda dose. Sendo certo que este tipo de respostas do organismo podem ser desconfortáveis, nunca devem ser motivo de preocupação. Não significam que esteja infetado com o coronavírus, apenas confirmam que o seu corpo está a criar uma resposta imunitária eficaz.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...