Vai viajar de avião? Eis 5 dicas para melhorar o seu bem-estar ao longo do voo

Existem alguns truques para garantir que tem uma aterragem saudável e confortável.

Todos adoramos ir de férias, conhecer locais novos e descobrir novas culturas. Adoramos ir passar um fim-de-semana fora para ir fazer umas compras ou simplesmente para ver amigos ou familiares que vivem em países distantes. Apesar de tudo isto, para muitas pessoas, o trajeto até chegar a estes destinos é tudo menos uma experiência positiva… sobretudo se envolver aviões e aeroportos.

Viajar de avião é ainda para a maioria das pessoas uma experiência desconfortável e cansativa. O tempo passado no ar está associado a uma série de fatores negativos. Assentos desconfortáveis, pouco espaço para as pernas, dores de cabeça e má disposição são apenas alguns dos aspetos mais frequentes. A viagem de avião pode ainda contribuir para uma série de problemas e riscos de saúde.

Apesar de muitos destes fatores fugirem ao seu controlo, existem algumas coisas que pode (e deve) fazer para tornar a sua experiência de viagem mais confortável.

 

  1. Escolha roupa adequada

Uma das coisas mais importantes – e que muita gente desvaloriza – é escolher a roupa certa para viajar de avião. Deve escolher peças confortáveis e versáteis que permitam ir ajustando a sua temperatura corporal ao longo do voo. Escolha levar uma camisola e um casaco fresco. Para além de o aquecerem, estas peças podem servir para fazer pequenas almofadas extra que deve colocar atrás das costas.

  1. Proteja o seu pescoço

As almofadas (em formato “donut”) para o pescoço são extremamente úteis para reduzir o desconforto e as dores. Adicionalmente, este é um acessório que pode contribuir positivamente para aumentar as horas de sono que conseguirá “conquistar” ao longo do voo.

Caso viaje com algum familiar ou amigo ao seu lado, tente não passar o tempo todo com o pescoço virado nessa direção. Vá rodando a sua cabeça ao longo da viagem, de forma a evitar um desconforto muscular.

  1. Hidratação

Segundo os especialistas, uma menor circulação sanguínea deve ser uma preocupação de todos os passageiros. Os níveis de humidade baixos e alta pressurização da cabine determinam que o ar se mantém extremamente seco durante o voo. Isto pode promover o surgimento de coágulos sanguíneos sobretudo nas pernas, assim como de outras complicações associadas a uma má circulação sanguínea.

Uma boa hidratação é essencial para combater estes sintomas. Beber muita água irá não só hidratar o seu corpo, como irá promover diversas idas à casa-de-banho que acabam por estimular o seu movimento, reduzindo os problemas associados à má circulação.

  1. Refresque-se!

Por vezes um curto instante de frescura pode fazer toda a diferença na sua sensação de bem-estar. Procure levar consigo um spray de água termal para se ir refrescando ao longo da viagem. É igualmente recomendado que procure colocar algumas gotas hidratantes nos seus olhos para evitar que estes sequem em demasia.

  1. Exercício físico

É certo que durante um voo irá estar sentado grande parte do tempo. Isso não significa, no entanto, que se deva manter completamente imóvel durante toda a viagem. É essencial que, mesmo estando sentado, procure mexer-se de alguma forma. Tente trabalhar a área do pescoço, fazendo movimentos giratórios com a cabeça. Procure alongar as suas articulações, pulsos, pés e joelhos.

No final do voo, ao levantar-se para ir buscar a sua mala de cabine, tente alongar primeiro o seu tronco. Isto poderá ser importante para evitar algum tipo de lesões associado ao peso da bagagem.

Ler Mais