Viajar faz bem à saúde: descubra 6 benefícios

Viajar, já se sabe, é um prazer. Mas tem noção de que faz bem?

Se é preciso convencer-se de que tirar uns dias de férias, mais que um luxo, é uma necessidade, defende a Abreu.

1. Viajar reduz o stress

Todos sofremos desta maleita, que, além de nos afetar psicologicamente, pode até ter consequências nefastas a nível fisiológico. Vários estudos demonstram que viajar reduz o nível de stress e que o correspondente benefício se prolonga de forma acentuada até cinco semanas após o regresso a casa! E, aí, é só começar a planear a próxima aventura!

2. Viajar aumenta a criatividade

Se pensarmos bem, é fácil perceber porquê: novas experiências, novas formas de ver o mundo, novas cores, sabores e até novas palavras são um enorme estímulo para o nosso cérebro, o que facilita o despontar de ideias frescas na resolução de problemas. É só fazer uma pausa, relaxar e absorver a inspiração da natureza e de culturas diferentes!

3. Viajar faz bem ao coração

Um estudo norte-americano encontrou uma correlação entre quem descansa e faz férias com mais frequência (pelo menos duas vezes por ano) e a saúde do corpo. Na amostra, comparando esses casos com os de quem faz férias a cada meia-dúzia de anos, por exemplo, ficou demonstrada uma menor incidência de acidentes cardiovasculares!

4. Viajar promove o exercício físico

Já sabemos que o exercício físico regular é um componente essencial ao nosso bem-estar e à nossa saúde física e mental. Mas é difícil mantermos hábitos saudáveis quando passamos tanto tempo sentados! Novas cidades e novas paisagens são o antídoto natural à sedentarização e servem de pretexto para passeios a pé ou de bicicleta. Aproveite!

5. Planear viagens aumenta a felicidade

Antes mesmo de partir, pode logo começar a colher benefícios da viagem! O estudo de uma universidade norte-americana concluiu que o mero facto de pensar em viajar reduz o stress e aumenta a sensação de felicidade. E quanto mais se dedicar a esta atividade (lendo sobre destinos, gastronomia e cultura ou aprendendo novos idiomas), melhor!

6. Até uma escapadinha faz a diferença!

Embora a maioria dos estudos sobre os benefícios das férias para a saúde se foque num mínimo de sete pernoites, uma recente investigação alemã analisou o seu impacto em escapadinhas e chegou a uma conclusão encorajadora: bastam 3-4 dias fora de casa para se notar uma redução do stress e um aumento da qualidade de vida dos viajantes!

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...