Vou ficar enjoado? A viagem é aborrecida? Desmistificamos navios e viagens de cruzeiros em 10 tópicos

Esqueça todas as suas ideias pré-concebidas e prepare-se para navegar.

Estima-se que em todo o Mundo mais de 20 milhões de pessoas viajem anualmente em navios de cruzeiros. Se no seu caso ainda não experimentou este tipo de descanso e divertimento em alto-mar, então o mais provável é que acredite em vários destes mitos associados a este tipo de viagens.

Apesar desta ser uma excelente forma aproveitar os dias de férias, muitas pessoas continuam a ter ideias pré-concebidas extremamente negativas sobre os cruzeiros.

[Leia também: Estes são os 10 maiores navios cruzeiros do mundo]

De forma a acabar com este sentimento reunimos um conjunto de ideias que foram sendo criado e que definitivamente não correspondem à verdade.

Mito #1: Vou ficar enjoado

Muitas pessoas acham que assim que o navio começar a navegar vão ficar enjoadas. A verdade é que atualmente os navios de cruzeiros são muito estáveis e a sensação de enjoo torna-se assim bastante mais rara. Se ainda assim tiver muito medo que isso aconteça saiba que existem inúmeros medicamentos ótimos para controlar este tipo de situações.

Mito #2: Vou apanhar um vírus de estômago

Os norovírus são um tipo de vírus que pode causar gastroenterites e que se espalham com facilidade através da ingestão de alimentos ou bebidas. Este vírus pode ser encontrado em qualquer lugar que tenha muitas pessoas; não apenas num navio de cruzeiro. As escolas e as empresas são habitualmente lugares de maior risco. Mantenha-se protegido ao lavar com frequência as suas mãos.

Mito #3: Os cruzeiros têm sempre tudo incluído

Na verdade, a maior parte destas viagens não incluem todos os extras. De forma a manter o preço de admissão baixo, as empresas e companhias de cruzeiros passaram habitualmente a cobrar por todo o tipo de bebidas e serviços especiais. Cada cliente pode assim escolher e personalizar a sua experiência a bordo, no entanto todos têm direito a um quarto e ao acesso às principais comodidades como as piscinas e espetáculos.

Mito #4: Tenho que jantar sempre a horas pré-definidas e com pessoas que posso nem conhecer

Alguns cruzeiros utilizam horas estabelecidas e tradicionais para os momentos de refeições. No entanto cada vez mais companhias oferecem experiências mais livres que permitem que cada pessoa jante ou almoce quando quiser e se sente onde bem entender.

Mito #5: Os navios de cruzeiros estão sempre muito cheios

Não se preocupe, todos os navios de cruzeiros têm espaços mais calmos e desocupados, onde pode passar algum tempo mais relaxado sozinho ou com o seu parceiro de viagem. É certo que um navio que leva cerca de 3 000 passageiros pode parecer algo confuso de vez em quando, no entanto isto é uma situação semelhante a qualquer hotel ou resort a que está habituado.

[Leia também: Namorar depois dos 50? Um tema cheio de mitos (e algumas verdades)]

Mito #6: Eu não gosto de praias por isso não vou gostar de cruzeiros

Como grande parte destas viagens passa por destinos balneares como as Caraíbas, a grande parte das pessoas associa sempre praias a cruzeiros. A verdade é que existem muitas outras rotas que não incluem destinos solarengos. Muito cruzeiros populares passam inclusive por destinos bem mais frios, como acontece com as linhas que viajam ao longo dos fiordes do norte da Europa.

Mito #7: Os cruzeiros estão sempre cheios de pessoas mais velhas

É provável que muitos dos passageiros destes navios sejam mais velhos do que você, no entanto na maioria dos casos são pessoas extremamente ativas e aventureiras que têm imensas experiências de vida interessantes para partilhar. De forma geral, quanto mais caros forem os cruzeiros, maior é a probabilidade de o target demográfico ser mais envelhecido. Navios de vela e que apostem em desportos de mar são habitualmente mais frequentados por pessoas mais novas.

Mito #8: Os cruzeiros estão cheios de pessoas que só querem festejar

Na maior parte dos casos, os cruzeiros são opções familiares que visam garantir que todos os membros de uma família – independentemente da sua idade – se podem divertir e passar bons momentos. Aqui vai encontrar pessoas de todo o tipo de origens, não apenas festivaleiros que apenas gostam de fazer barulho e dançar até às tantas da madrugada.

Mito #9: Os cruzeiros são perigosos

Tal como com os aviões, existem muitas pessoas que têm um medo irrealista deste tipo de viagens. A verdade é que estas são opções muito seguras. Os acidentes, assim como qualquer tipo de crimes ou roubos, são situações extremamente raras.

Mito #10: Os cruzeiros são aborrecidos

Se há algo com o qual não se deve preocupar é com o aborrecimento que pode sentir a bordo. Estas viagens podem ser tão ou menos ativas conforme desejar. Desde idas ao ginásio, à simples leitura de um livro, a oferta é imensa. Aqui poderá ter diversas aulas e workshops, poderá frequentar casinos e espetáculos ou simplesmente passar os seus dias na proa do navio a apreciar a vista e o longínquo horizonte do mar.

[Leia também: Está a pensar levar os seus netos num cruzeiro? O melhor é ler este artigo primeiro]

 

Ler Mais