Partilhar

Velhas Bonitonas lançam a exposição “As Rurais”

Saiba onde e até quando

23 Junho 2023
Sandra M. Pinto

A artista motivacional Maria Seruya, criadora do projeto “Velhas Bonitonas”, desenhou uma exposição de pintura especial para homenagear as mulheres rurais, exemplo de envelhecimento ativo, de resiliência e de empoderamento.

A exposição está patente até ao dia 24 de julho, em Coimbra, na Casa da Cultura e na Casa Família Oliveira Guimarães, na Vila de Espinhal, Penela.

Composta por oito telas de pintura, a exposição temática “As Rurais” integra-se na ação “Penela, Qual Idade?”, uma iniciativa que oferece uma variedade de atividades artísticas e culturais que agregam a comunidade através da arte, contribuindo para uma sensibilização transgeracional, sobre o que é envelhecer ativamente.

Para complementar a experiência e a mostra “As Rurais”, entre as 10h e as 12h30, Maria Seruya e Luísa Pinheiro, Cofundadora a Diretora da Associação Cabelos Brancos, juntam-se para um workshop de preparação do Envelhecimento e às 16h00 está marcada uma mesa-redonda sobre a Arte e o Envelhecimento Ativo.

Maria Seruya, artista motivacional e criadora do projeto “Velhas Bonitonas”, assinala que “há muito que ambicionava criar exposições temáticas e focadas em talentos diferenciados e em vários perfis de Velhas Bonitonas. Este convite, que aceitei com entusiasmo, foi a oportunidade certa para dar palco às mulheres rurais do nosso país, tão cheias de ímpeto, resiliência e exemplo de envelhecimento ativo! Cada peça ilustra a personalidade de cada uma d’As Rurais, mulheres cheias de cor, o que me levou a reproduzir cada uma delas com uma cor diferente. Esta exposição, workshop e mesa-redonda são dirigidas e preparadas para todas as idades, até porque o envelhecimento começa a partir do dia em que nascemos!”.

O projeto Velhas Bonitonas começa em 2016 com o propósito de inspirar mulheres de todas as idades a envelhecer com confiança e paixão, independentemente do estágio de vida em que se encontram.

O ponto de partida teve usar da arte e da pintura para ilustrar mulheres anónimas e imaginárias que representam emoções positivas, de felicidade e empoderamento, rompendo com os mitos e preconceitos associados ao envelhecimento. Hoje, as Velhas Bonitonas, é um projeto com impacto direto na sociedade com o objetivo de criar uma cultura de otimismo face o envelhecimento e uma marca dinâmica e multidisciplinar que se expressa através da Arte e de um Movimento.

No que respeita a Arte, para além das Velhas Bonitonas e de um conjunto de exposições, Maria Seruya criou os “Retratos de Alma”, uma peça de arte personalizada e por encomenda, que tem como ponto de partida uma conversa aberta, pessoal e franca que se reflete posteriormente numa tela e numa Velha Bonitona à medida, fruto de uma partilha emocional.

Em matéria de Movimento, as Velhas Bonitonas expressam-se também através de talks, sessões de Empoderamento, workshops e palestras, bem como são lançados produtos especiais em parcerias catalisadoras da mensagem, como é exemplo o produtor de vinhos da Vidigueira, que lançou a edição limitada “As Velhas”, um conjunto de Reserva Branco e Tinto, que vem honrar a passagem do tempo nas mulheres e no vinho. Em 2023, Maria Seruya e As Velhas Bonitonas colideraram, com a economista Rebeca Pinheiro da Silva, a criação e organização da primeira cimeira sobre o envelhecimento positivo, a Woman Aging Summit, que se realizou de 10 a 12 de março de 2023 e reuniu cerca de 300 pessoas na Central Tejo, da Fundação EDP.

Mais Recentes

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 14 minutos

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 19 minutos

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 31 minutos

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 38 minutos

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 44 minutos

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 3 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 3 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 3 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 3 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 3 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 4 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 4 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 4 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 4 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 5 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 5 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 5 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 5 horas

Se está reformado esta noticia interessa-lhe e muito: sabe se os seus descontos estão certos? Verifique aqui

há 5 horas

Da China a Portugal: esta palavra é universal, sendo compreendida em todo o mundo

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.