10 etapas para perceber se deseja um novo emprego

Está à procura um novo emprego? Quer que seu novo emprego atenda às suas necessidades? Confira essas dicas de especialistas para atingir os seus objetivos.

Geralmente, o percurso é relativamente longo, desde o momento em que se decide mudar de emprego até sua primeira entrevista. E nem sempre é fácil. Para ter a certeza de que está na direção certa desde o início, a consultoria Robert Walters Portugal, recomenda que faça os seguintes 10 Passos.

1 – Crie uma descrição do seu emprego ideal: Escreva uma descrição de qual seria o seu emprego ideal. Leve em consideração os seus pontos fortes e principais áreas de interesse, e avalie as áreas de que gosta.

2 – Estabeleça um calendário para cada etapa do processo: Divida as fases da sua procura de emprego num calendário de fácil gestão: fase de pesquisa, seleção, inscrições e preparação de entrevistas. Considere o que precisa fazer em cada estágio e em que prazos realistas pretende concluir  cada um deles.

3 – Cultive a sua rede de contatos profissionais: Hoje, existem inúmeras ferramentas para se manter atualizado sobre novas oportunidades de trabalho, para se comunicar com consultores de busca e seleção e para participar de eventos de networking. As redes sociais profissionais são essenciais para se conectar e se relacionar com as empresas contratantes, bem como com os headhunters.

4 – Crie alertas de emprego e inscreva-se em newsletters: Pense nos melhores canais e portais para se informar sobre as oportunidades de emprego que possam surgir no seu setor e / ou área de atuação. Configure alertas de emprego e inscreva-se para receber boletins do seu interesse.

5 – Entre em contato com empresas de headhunters: Com profundo conhecimento do mercado de trabalho e tendências de contratação e remuneração, um bom headhunter pode ser uma “mina de pesquisas” e um colaborador muito útil. Ele pode oferecer informações sobre as faixas salariais mais exigidas, habilidades, bem como dicas importantes para a sua procura de emprego.

6 – Mantenha-se atualizado com o seu setor: Buscar ativamente uma mudança de emprego é o momento ideal para estar ciente das últimas tendências do seu mercado e área de atuação. Identifique quais postagens, fóruns e mídia digital o manterão mais atualizado e certifique-se de navegar por eles regularmente.

7 – Reserve um horário para a procura de emprego: dedique um pouco de tempo todos os dias à procura de emprego. Faça uma lista prévia dos sites que você deve visitar regularmente: LinkedIn, Infojobs, Google Jobs, associações profissionais, câmaras de comércio, entre outras fontes.

8 – Atualize seu currículo e perfil nas redes profissionais: reserve um tempo para atualizar e melhorar os seus perfis sociais profissionais. Use uma foto recente e certifique-se de incluir as suas experiências, habilidades e habilidades mais recentes. Siga as empresas que mais lhe interessam e conecte-se com as empresas de pesquisa e seleção mais relevantes.

9 – Aumente a sua empregabilidade enquanto estiver na empresa atual: Existem muitas ações que você pode realizar no seu trabalho atual que o ajudarão significativamente na procura de emprego. Impulsione a sua marca pessoal em redes profissionais escrevendo um blog, um artigo ou outro conteúdo de liderança inovadora que se enquadre na marca, visibilidade e reputação da sua empresa.

10 – Requalificação e qualificação: Aprender algo novo para adicionar ao seu currículo é sempre uma boa ideia, especialmente se você está procurando um trabalho um pouco diferente do que está fazendo atualmente. Existem muitos recursos online gratuitos, tutoriais e aulas no mercado.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...