O otimismo é muitas vezes definido como a capacidade cognitiva que temos de compreender os desafios da situação atual e trabalhar no sentido de melhorar as circunstâncias a nosso favor.
Basicamente a ideia não é simplesmente acreditar apenas que tudo vai correr bem e apenas identificar os aspetos positivos de uma situação. O desafio é antes conseguir reequilibrar a tendência natural que temos para nos focarmos nos perigos e aspetos negativos.
Quando imaginamos o nosso futuro nem sempre conseguimos sentir uma grande esperança ou felicidade. Acabamos por prever e imaginar o pior, como forma de evitar futuros desapontamentos. Isto é algo que pode ser altamente prejudicial para o nosso bem-estar.
Conheça agora três estratégias básicas que poderão ajudar a corrigir a sua perspetiva de futuro. Evitando pensamentos excessivamente negativo e catastróficos.
-
Analise os seus pensamentos e procure encontrar compaixão
Quando algo mais negativo ou desafiante acontece deve parar por uns momentos e pensar: “até que ponto posso influenciar o resultado final?”, “O que consigo controlar?”, “Que aspetos mais positivos da minha personalidade podem ajudar a ultrapassar este momento?”, “De que forma contribui para esta situação?”.
As respostas a estas questões podem ajudar a tornar a sua mente mais clara, reduzindo a sua ansiedade. De resto, concentre-se nos aspetos mais prazerosos, produtivos e significativos do seu dia. Pense e imagine as formas mais positivas.
-
Minimize os aspetos negativos sempre que possível
Sempre que algo mau acontece é saudável que procure aliviar a forma como esse acontecimento o pode fazer sentir. A verdade é que em muitos casos não existe nada que possamos fazer para alterar as circunstâncias, pelo que apenas temos que aceitar e reconhecer os limites da nossa influência.
De resto é também importante que saiba contextualizar os problemas e compreender a sua real severidade. Pense em todas os aspetos que podiam ser bem piores e sinta gratidão pela sua real circunstância.
-
Concentre-se no seu esforço e não tanto nos resultados
Uma atitude certa ajuda a construir um otimismo real. As pessoas mais otimistas são conhecidas por se concentrarem mais no processo e não tanto no resultado final. A verdade é que é apenas o esforço que aplicamos que pode ser concentrado e melhorado. Ao aprendermos a apreciar este processo estamos igualmente a aumentar as chances de obter melhores resultados. Todavia se apenas se concentrar nos objetivos finais o mais provável é que acabe por se sentir mais ansioso e frustrado.