O crédito habitação é um processo constituído por várias etapas. Além de ser aconselhável consultar um simulador de crédito habitação e comparar várias propostas, é importante saber também que para submeter o pedido de crédito habitação a análise é necessário reunir alguma documentação. Mas não se assuste, isso não tem porque ser um processo burocrático e penoso.
Vamos ajudá-lo a perceber a documentação necessária para pedir um crédito habitação, sem ter que perder muito tempo.
Antes de mais, a documentação servirá vários propósitos, nomeadamente:
- Confirmar a sua identidade;
- Permitir avaliar a sua capacidade financeira e perfil de risco;
- Verificar se o imóvel pretendido apresenta as condições para poder ser transacionado e ser utilizado como garantia do empréstimo.
Pense na documentação para o pedido de crédito habitação como uma receita onde são necessários vários ingredientes. Sem os ingredientes base não é possível concluir a receita. Com o crédito habitação passa-se exatamente o mesmo, sem documentação não é possível analisar a viabilidade do pedido de crédito habitação.
Comece por 2 documentos fundamentais:
- Documento de identificação válido (Cartão de Cidadão ou BI);
- Cartão de contribuinte (caso ainda não tenha cartão de cidadão).
A seguir, para que a instituição financeira possa avaliar a sua capacidade financeira e perfil de risco serão necessários:
- Recibos de vencimento (geralmente os 3 últimos recibos de vencimento);
- Última declaração de IRS, bem como a nota de liquidação (ambos facilmente obtidos no portal das finanças);
- Declaração da entidade patronal a comprovar vínculo contratual, a antiguidade na empresa e a data de admissão;
- Declaração de início de atividade ou Certidão de Registo Comercial (no caso de trabalhadores independentes ou empresários em nome individual).
- Extratos bancários (dependendo do caso poderão ser necessários os últimos 3 meses ou 6 meses de extratos bancários).
Se já reuniu todos os documentos anteriores, o seu processo de crédito habitação está bem encaminhado e poderá ser analisado pela instituição de crédito. Se já encontrou a casa dos seus sonhos, poderá juntar ainda mais alguns documentos, sendo os fundamentais:
- Certidão de Registo Predial ou cópia simples;
- Caderneta Predial Urbana;
Nesta altura poderá estar a questionar-se onde vai encontrar alguns destes documentos. Não se preocupe! Nós ajudamos! Em parceria com a UCI, especialista em soluções de crédito habitação colocamos à sua disposição uma Checklist de Documentação para Crédito Habitação onde encontra toda a documentação necessária, assim como a forma ou local onde obter os documentos.
Com a documentação básica e o preenchimento da proposta de crédito da instituição financeira já será possível obter uma análise de risco do seu pedido de empréstimo. Neste processo a entidade financeira irá também realizar uma consulta das suas responsabilidades de crédito junto do Banco de Portugal.
Tenha presente também que cada caso é um caso, por isso, quer nesta fase quer durante o processo, poderá ser solicitada documentação adicional pela instituição de crédito, seja para confirmar informações do pedido de crédito, seja para reforçar a operação. Alguns exemplos desses documentos podem ser:
- Comprovativo das responsabilidades de crédito e saldo em dívida (caso existam);
- Certidão de divórcio;
- Acordo de regulação das responsabilidades parentais
- Comprovativo de aplicação de capitais próprios na aquisição do imóvel;
- Comprovativo de outros rendimentos e património (caso existam);
- Documentação ou comprovativos de outras garantias (exemplo dos fiadores ou outros imóveis).
Se está a pensar comprar casa com recurso a crédito habitação o primeiro passo passa sem dúvida por reunir a documentação necessária e avançar com o pedido. Ao procurar a entidade financeira para tornar este sonho realidade, tenha em conta que é importante escolher uma instituição que esteja disponível para o acompanhar durante todo o processo, que lhe dê toda a informação e ajuda que precisa durante as várias fases, para que possa avançar com segurança. Contatar um crédito habitação é uma decisão muito importante, por isso, não deixe que se resuma apenas a escolher uma prestação ou uma taxa de juro.