COMO É FEITO O WHISKY
O whisky é produzido a partir de grãos, como a cevada e o milho, depois destilados e envelhecidos em barris de madeira, como o carvalho, que não podem exceder os 700 litros. O tempo de envelhecimento, ou seja, o tempo que o whisky passa dentro dos barris, determina se o seu sabor será mais ou menos acentuado, além da qualidade da bebida. Por esse motivo consideramos que, quanto mais velho o whisky, melhor ele é. O envelhecimento precisa de ser de, pelo menos, três anos, com as versões de 8, 12 e 18 anos como as mais comuns.
QUANTIDADES INCRIVEIS
A cada hora cerca de 150 mil garrafas da bebida são exportadas da Escócia para 180 mercados internacionais.
WHISKY OU WHISKEY?
É na Escócia e na Irlanda do século XV que foram encontrados os registos referentes a esta bebida. Naquela época, o idioma falado na região era o gaélico, que denominava tal bebida como “uisce beatha”. Mais tarde, na Escócia, a expressão transformou-se em whisky. Na Irlanda, o termo foi abreviado para whiskey e, graças à imigração irlandesa, os Estados Unidos e o Canadá também adotaram a palavra. Ambas as formas estão corretas.
WHISKY INDIANO?
É verdade. A India é o maior mercado do mundo desta bebida com várias marcas locais importantes.
BOURBON VERSUS WHISKY
Como grandes apreciadores da bebida, os norte-americanos acabaram por criar a sua própria versão do whisky, produzida originalmente no estado do Kentucky, com pelo menos 51% de grãos de milho destilados de maneira específica e diferente. Essa nova versão é conhecida com bourbon. Todo o bourbon é um whisky, mas nem todo whisky é um bourbon.
GLEN…PORQUÊ?
Muitos whiskies carregam Glen na sua designação. O prefixo significa vale estreito em gaélico.
O WHISKY ENVELHECE NA GARRAFA OU SÓ NO BARRIL
A bebida só envelhece se estiver em contato com a madeira. Muito tempo na garrafa a bebida pode perder o seu sabor característico.
PÕE ÀGUA NA SUA BEBIDA? SERÀ QUE ELA ESTRAGA O SABOR DO WHISKY?
Ao contrário de outras bebidas alcoólicas, quando acrescentamos um pouco de água ao whisky, o seu sabor e o seu aroma são libertados mais rapidamente. Importa acrescentar a quantidade certa de água: cerca de um quarto da quantidade de whisky a ser consumida.
HÁ UMA A MANEIRA CERTA DE BEBER WHISKY
Não. Seja qual for a forma escolhida para degustar um bom whisky, a principal dica é sempre aprecia-lo devagar, aproveitando todo o seu sabor e aroma.