Os corpos feminino são classificados em 5 tipos diferentes: triângulo invertido, retângulo, triângulo (também chamado de pera), oval e ampulheta.
Corpo do tipo “triângulo invertido”
Tipo de corpo das mulheres que têm os ombros e as costas mais largas do que os quadris. As pernas também são mais finas. Já a cintura não é tão marcada e os seios são grandes. São mulheres mais magras e menos curvilíneas, com exceção dos seios.
Para esse tipo de corpo o ideal é dar volume ao quadril e deixá-lo proporcional aos seios.
Corpo tipo retângulo (ou reto)
Estas são aquelas mulheres que praticamente não têm cintura. Por isso, ficam com um aspeto mais retangular. Geralmente, os ombros e quadris são praticamente da mesma medida. É um tipo de corpo muito comum em mulheres que são mais altas e magras, com as pernas mais longas. O ideal é marcar a cintura para que ela apareça um pouco mais.
Corpo tipo triângulo (ou pera)
Os quadris são um pouco mais largos que os ombros e a cintura é mais fina. Normalmente as mulheres que têm esse tipo de corpo costumam ter a parte inferior mais larga e os seios pequenos ou médios. Por isso, geralmente, as roupas têm o intuito de disfarçar a largura do quadril.
Tipo oval
Este é o tipo de corpo em que a cintura – ou a circunferência abdominal – é a parte mais larga do corpo. São aquelas mulheres um pouco mais acima do peso ou que têm maior facilidade para ganhar de peso na região abdominal. Neste tipo de corpo, o ideal é chamar a atenção para os seios e para o ombros.
Tipo ampulheta
A silhueta “dos sonhos” de algumas mulheres: ombros e quadris de tamanhos similares, cintura bem marcada. O motivo de ser um tipo de corpo tão valorizado é justamente por se encaixar bem na maioria das peças de roupa.