Já todos ouvimos falar e dieta vegetariana, mas será que sabemos exatamente o que implica?

A dieta vegetariana, apesar de ser saudável e benéfica para o nosso organismo, tem riscos.

A dieta vegetariana tem vindo a ser associada à perda de peso , uma vez que é composta por alimentos de baixas calorias (frutas, legumes e verduras), abolindo alimentos de origem animal, o que contribui para diminuir os níveis de gordura saturada e colesterol.

Contudo, como em qualquer outra dieta, tem prós e contras.

Riscos da dieta vegetariana
Problemas de Saúde – Ao restringir o consumo de alguns alimentos deixamos de ingerir substâncias de origem animal essenciais ao nosso organismo, como a vitamina B12, o cálcio, ferro e zinco. A falta da vitamina B12 pode desencadear anemia.

O cálcio permite a manutenção dos dentes e ossos e a sua limitação pode favorecer o desenvolvimento de osteoporose. O ferro é essencial para o transporte de oxigénio na corrente sanguínea e o zinco é fundamental para a formação de proteínas, divisão celular e síntese de muitas enzimas.

Comer fora é desafiante – Apesar de já existir oferta de restaurantes com pratos vegetarianos, a maioria dos menus ainda é destinada para quem come carne, pelo que se pode tornar um desafio.

Aumento do risco do cancro do cólon – Uma revisão publicada no American Journal of Clinical Nutrition revela: “dentro do estudo, a incidência de cancro do cólon foi maior em vegetarianos do que entre quem consome carne”.

Baixa densidade óssea – As dietas vegetarianas são mais saudáveis quando equilibradas e quando é ingerida uma grande variedade de alimentos. No entanto, a eliminação de fonte animal da dieta diminui consequentemente a ingestão de alguns nutrientes essenciais que influenciam o metabolismo ósseo.

 

 

Ler Mais