De fato são alimentos saudáveis, mas que, dependendo do caso, podem não ser a melhor escolha para certas pessoas.
Aqui falamos de:
Rebentos de bambu, feijão e alfafa
Os rebentos de bambu, feijão e alfafa são opções saudáveis e nutritivas, mas exigem um cuidado extra porque costumam ser cultivados em locais de clima quente, onde há maior propagação de bactérias.
Pessoas com o sistema imunológico mais fraco, como os idosos, estão mais suscetíveis a apresentar uma infeção intestinal em caso de contaminação com esses alimentos. Devem ser cozinhados antes do consumidos.
Vegetais ricos em amido
Embora cheios de nutrientes, vegetais com bastante amido costumam originar um aumento imediato da glicose no sangue. Devem ser consumidos com equilibrio, especialmente, por quem tem diabetes. Batatas, mandioca, milho e inhame são alguns exemplos.
Folhas temperadas com sal
As saladas de folhas são uma opção excelente para a alimentação. Elas aumentam a sensação de saciedade e ajudam no trânsito intestinal. No entanto, ao temperá-las, é necessário tomar cuidado. A Organização Mundial da Saúde diz que o consumo diário de sal deve ser limitado a cinco gramas. Pode substituir o sal por alho e ervas.
Sumo de laranja
Embora altamente recomendada o açúcar adicionado ao sumo prejudica a qualidade do alimento. Pessoas com diabetes devem evitar. Não é uma boa opção para pessoas que tenham colesterol alto e que estejam a ser tratadas: quem ingere sinvastatina não deve beber a bebida a qual potencializa os efeitos colaterais do remédio.