A felicidade não deve estar associada ao nosso estado civil. Sendo certo que os casais podem ter um maior convício social, isso não significa que sejam mais felizes. Estar solteiro não é algo que precise de ser “resolvido”, não deve ser uma fonte de insegurança.
De acordo com os especialistas do portal Psychology Today, existem algumas conclusões que podem ajudar a que se sinta melhor sendo solteira
Lembre-se que o amor existe em diversas formas
O simples facto de não ter um parceiro romântico não significa que não possa celebrar o conceito de amor. Este é um sentimento poderoso que pode ser vivido e expressado de inúmeras formas. O amor que sentimos pelos amigos, pelos nossos irmãos, filhos, cães, país, professores ou mentores, merece também ser celebrado. Aproveite para comunicar mais com algumas destas pessoas e para assinalar o quão importante estas são para si.
Celebre as suas conquistas
Vivemos numa sociedade onde se aceita um gasto astronómico de dinheiro para celebrar um casamento ou o amor romântico. Em comparação todas as outras conquistas da sua vida podem parecer menos importantes. Assegure-se que dá a devida importância a alguns destes momentos especiais. A conclusão de um mestrado, o atingir de um objetivo de carreira, segurança financeira, ou ter um novo hobbie são tudo coisas que merecem a sua atenção.
Concentre-se nas coisas que a fazem sentir bem
Se adora ler, ver filmes antigos, cozinhar ou dar caminhadas, então é exatamente isso que deve fazer nos próximos dias. Dedique-se a cuidar eficazmente do seu bem-estar. Escolha fazer coisas que lhe tragam prazer. Pode passa por coisas simples como ler um livro ou tomar um banho mais relaxante. O importante é que dedique uma boa dose do seu tempo a estas experiências prazerosas.
Encontre formas de sentir o toque humano
Uma das coisas mais complicadas de gerir durante o período de confinamento para qualquer pessoa solteira é a ausência de toque humano. Isto é algo que pode afetar tremendamente o nosso bem-estar. Todos temos um desejo natural de sermos tocados, é algo que nos faz sentir mais relaxados. Estudos comprovam que este tipo de experiência sensorial é capaz de diminuir o stress cardiovascular e reduzir o impacto de certos sintomas mais negativos associados a estados depressivos. Seja através de um abraço a alguém que escolhe fazer confinamento consigo, uma massagem “covid-safe” ou através de brincadeiras com o seu animal de estimação, deve procurar momentos que permitam estimular o tacto.
Saiba que não está sozinha
A forma como se sente atualmente é perfeitamente válida. Este é sem dúvida um momento difícil. Aceite a possibilidade de se sentir mais triste, zangada ou depressiva. Muitas outras pessoas estão a passar pelo mesmo. Deve lembrar-se disto mesmo e procurar conectar-se com algumas outras pessoas solteiras que possam estar a sentir o mesmo. Pode igualmente encontrar um terapeuta ou um grupo de apoio que permita abordar todos estes temas e aliviar alguns dos seus sentimentos.