O cantor e sambista Germano Mathias morreu no município de Franco da Rocha, em São Paulo.
De acordo com a produtora do artista, Angélica Tobias, Germano Mathias enfrentava uma forte pneumonia, contraída quando foi internado para tratar de uma anemia.
«Neste momento, infelizmente informamos que o Catedrático do Samba deixou esse plano. Indo para as esferas superiores», diz uma publicação feita no perfil de Germano no Facebook.
Germano Mathias entrou para o mundo do samba em 1955. O músico preparava um álbum intitulado 67 anos de samba-tradição, em alusão ao tempo de carreira do artista e ao samba de São Paulo.
Em abril de 2022, Germano lançou o single “Já foi meu Carnaval”, que apresentava composição de Geovana em parceria com Guilherme Lacerda na voz de Mathias.
O sambista, que nasceu no bairro do Pari e era filho de imigrantes portugueses, era apelidado de Catedrático do Samba por causa do jeito que interpretava o género, sempre de forma sincopada.
«Cantor, compositor e percussionista, Germano Mathias influenciou uma geração de sambistas e, até os dias atuais, é insubstituível pelo seu estilo e seu ritmo cadenciado de gafieiras malandras», diz a produtora de Germano.