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Conheça o MSC World Europa: navio sustentável movido a LNG e que a incorpora tecnologia de célula de combustível

A Cruise Division do MSC Group e os Chantiers de l´Atlantique comemoraram ontem, dia 24 de outubro, a entrega do MSC World Europa, o maior navio de cruzeiro movido a LNG do mundo e um dos primeiros a incorporar tecnologia de célula de combustível.

25 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

A Cruise Division do MSC Group e os Chantiers de l´Atlantique comemoraram ontem, dia 24 de outubro, a entrega do MSC World Europa, o maior navio de cruzeiro movido a LNG do mundo e um dos primeiros a incorporar tecnologia de célula de combustível.

O MSC World Europa é o primeiro dos dos navios pioneiros da World Class da MSC Cruzeiros. É uma metrópole urbana ultramoderna no mar que representa o futuro dos cruzeiros e oferece um mundo de diferentes experiências que ultrapassam os limites do que é possível no mar-estabelecendo um novo padrão para a indústria de cruzeiros.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman of the Cruise Division do MSC Group, afirmou: »Estamos orgulhosos de ter na nossa frota o MSC World Europa, o nosso 20.º navio e o primeiro a ser movido a LNG. Este navio pioneiro representa a fase seguinte na nossa viagem em direção não só ás zero emissões como ao cruzeiro sustentável e é um símbolo do nosso inabalável compromisso com estas duas preocupações».

O MSC World Europa é o primeiro navio de cruzeiro contemporâneo do mundo a dispor da tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) movida a gás natural liquefeito (LNG.). O navio incluirá um demostrador SOFC de 150 quilowatts que utilizará o LNG para produzir eletricidade e calor a bordo de uma forma altamente eficiente por meio de uma reação eletroquímica. Será um teste para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de células de combustível para navios de cruzeiro contemporâneos e oferece um potencial para permitir soluções de propulsão híbrida no futuro.

Comparado com os combustíveis marítimos padrão, o LNG praticamente elimina as emissões de poluentes do ar, incluindo óxido de enxofre e partículas finas, reduz bastante os óxidos de nitrogénio e já atinge uma redução de C02 até 25%. O LNG também permitirá o desenvolvimento de combustíveis e soluções de baixo carbono, como hidrogénio verde, LNG sintético e células de combustível.

Em parceria com o estaleiro, o MSC World Europa foi concebido com um formato de casco inovador para minimizar a resistência através da água.

O MSC World Europa também incorpora uma ampla gama de equipamentos para otimizar a utilização de energia em todo o navio. Estes incluem ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado, com circuitos automatizados de recuperação de energia, permitindo uma distribuição eficaz de calor e frio em todo o navio, controlada por sistemas de gestão inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de poupança de energia.

Também será equipado com sistemas aperfeiçoados de recolha automática de dados para monitorização remota de energia e análise avançada, permitindo suporte em terra em tempo real para otimizar a eficiência operacional a bordo.

Esses avanços de eficiência e a utilização de LNG permitirão um desempenho operacional muito superior aos critérios de design energético exigidos pela IMO para novos navios. O MSC World Europa foi concebido para ter um desempenho 47% melhor do que o Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) exigido pela regulamentação.

Sistemas avançados de tratamento de água e gestão de resíduos e outras características inovadoras:

O MSC World Europa está equipado com um sistema avançado de tratamento de águas residuais (AWTS) que vai ao encontro dos mais altos requisitos regulamentares do mundo, incluindo o chamado Padrão Báltico. O navio trata todas as águas residuais produzidas a bordo para se aproximar dos padrões de água da torneira. O navio também inclui um sistema de tratamento de água de lastro de última geração que impede a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho através de descargas de águas de lastro, em conformidade com a Convenção de Gestão de Água de Lastro da IMO.

Há uma equipa inteira de tripulação dedicada a implementar protocolos rigorosos de gestão de resíduos que separam todos os resíduos em sete tipos distintos, por exemplo, vidro, alumínio e papel, com equipamentos especializados para triturar ou agrupar esses tipos de resíduos nas instalações de gestão de resíduos do navio”, disse Linden Coppell.

Para além disso, o MSC World Europa possui um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) que reduz as emissões de NOx em 90% quando o LNG não está disponível e o navio deve funcionar com gasóleo marítimo. Como o combustível LNG atinge uma redução semelhante, o MSC World Europa estará sempre pronto para ir ao encontro dos padrões de emissões de NOx Tier III da Organização Marítima Internacional (IMO). Como todas as novas construções da MSC Cruzeiros, o navio está equipado com capacidade de energia em terra, o que nos permite minimizar a utilização do motor nos portos onde a infraestrutura necessária está disponível.

O casco e a sala de máquinas do MSC World Europa foram concebidos para minimizar o impacto acústico submarino, reduzindo o impacto potencial sobre os mamíferos marinhos nas águas circundantes.

 

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