Partilhar

Companhia aérea recicla mais de 500 mil quilogramas de plástico e vidro num ano

Concretiza assim a sua preocupação com a sustentabilidade

1 Março 2023
Sandra M. Pinto

A Emirates reciclou mais de 500 mil quilogramas de plástico e vidro ao longo de 2022, recolhendo a bordo garrafas descartadas para serem reutilizadas. 500 mil quilogramas é quase o mesmo peso que tem o icónico A380 da Emirates, quando totalmente carregado.

A Emirates e a Emirates Flight Catering desviam anualmente milhares de quilogramas de vidro e plástico dos aterros sanitários.

A iniciativa de reciclagem de vidro e plástico a bordo foi sugerida pela (muito ambientalmente consciente) tripulação de cabine da Emirates em 2019, através de webinars e eventos onde lhes é apresentada uma plataforma para partilhar feedback e onde é encorajada a partilhar ideias inovadoras com departamentos-chave. A proposta foi bem recebida e implementada em poucas semanas.

Mantas da Emirates feitas a partir de plástico reciclado

Nos últimos 6 anos, a Emirates tem oferecido aos passageiros da Classe Económica em voos de longo curso, mantas confortáveis e sustentáveis, feitas a partir de garrafas de plástico recicladas. Cada manta, macia e quente, é produzida a partir de 28 garrafas de plástico reciclado. As garrafas são trituradas em lascas de plástico antes de serem transformadas em fio, criando um material de velo. O fio é então tecido em mantas macias. Desde a introdução da iniciativa, as mantas da Emirates impediram que mais de 95 milhões de garrafas de plástico fossem depositadas em aterros. Sendo o maior programa de sustentabilidade de mantas a bordo na indústria aérea, o processo de fabrico de utilização de tereftalato de polietileno reciclado (rPET) também reduz as emissões de energia em cerca de 70%.

Priorizar o aprovisionamento responsável

Consumir de forma responsável é uma área chave para a Emirates, que introduziu um requisito ambiental no código de conduta do fornecedor e que considera todo o ciclo de vida dos produtos, desde a fase de conceção. Por exemplo, colheres de madeira para chá e café, palhinhas de papel e sacos de venda a bordo são feitos utilizando madeira e papel de florestas geridas de forma responsável.

Brinquedos da Emirates feitos de materiais de fontes sustentáveis

Para os passageiros mais jovens da Emirates, os sacos de brinquedos de cortesia da companhia aérea, os kits para bebés e os peluches também são produzidos a partir de garrafas de plástico reciclado e outros materiais sustentáveis. Sacos para cintos, sacos de viagem e mochilas são concebidos a pensar em grupos etários específicos e são construídos a partir de um fio feito de garrafas de plástico 100% reciclado. Cada mochila de criança da Emirates é feita a partir de 5,5 garrafas de plástico reciclado e cada saco de viagem é feito a partir de 7. A produção das mochilas de criança da Emirates salvou 8 milhões de garrafas de plástico do aterro. As etiquetas são feitas de cartão reciclado, e as caixas em que os produtos são enviados são feitas de cartão reciclado que pode ser novamente reciclado.

Kits de amenidade reutilizáveis da Emirates

Os kits de amenidade na Premium Economy e Classe Económica da Emirates são gratuitos para passageiros em voos de longo curso, e apresentam um design que representa os quatro elementos essenciais da natureza – fogo, água, terra, e ar. As bolsas são reutilizáveis e produzidas a partir de papel kraft. O conteúdo inclui uma seleção de artigos essenciais de viagem duradouros, feitos a partir de materiais amigos do ambiente. A escova de dentes é feita a partir de uma combinação de palha de trigo e plástico, e as meias e os óculos são feitos de plástico reciclado, neste caso, de rPET (polietileno tereftalato reciclado). A embalagem utilizada para o kit dentário, meias e óculos é feita a partir de 90% de papel de arroz.

Mais Recentes

Já pode visitar o presépio mais icónico da capital: nós revelamos onde

há 7 minutos

Celebrar o Natal com história e tradição é a irresistível proposta que lhe deixamos

há 1 hora

Experiência de fim-de-semana Stay & Brunch é a nova proposta desta unidade hoteleira

há 2 horas

Luxuoso e requintado: este brunch espera pela sua visita

há 3 horas

“Uma Aventura no Palácio da Pena” espera por si e toda a sua família

há 4 horas

O vinho e a sua celebração vão inundar Lisboa este fim de semana

há 5 horas

Castanhas assadas, jeropiga e um buffet de brunch: ninguém vai conseguir recusar este convite

há 6 horas

Todos lhe reconhecemos o cheiro, mas será que sabemos quais são os (verdadeiros) perigos da naftalina?

há 21 horas

Descubra aqui as 25 coisas que as mulheres procuram num homem

há 23 horas

Entrevista: «Somos a primeira faculdade portuguesa de saúde a adotar o modelo de simulação da Organização Mundial de Saúde », José João Mendes, presidente da Egas Moniz School of Health and Science

há 1 dia

Mesotelioma: é o cancro mais comum na UE depois dos tumores pulmonares

há 1 dia

«Produtos químicos perigosos encontrados em 6% dos cosméticos europeus», alerta agência

há 1 dia

Mpox: Detetados onze casos desde 01 de junho

há 1 dia

Sabores e tradições de São Martinho esperam pelos apreciadores de castanhas e jerupiga

há 1 dia

Estes são os restaurantes dos três melhores chefs do mundo

há 1 dia

Alugaram um Airbnb por três semanas e deixaram uma conta de luz de 1400 euros

há 1 dia

Quer ser milionário? Conheça os hábitos das pessoas ricas e concretize esse desejo

há 1 dia

William e Harry são os príncipes mais famosos do mundo. Mas, sabia que estiveram perto de ter outros nomes?

há 1 dia

Há quem coloque sal no roupeiro e estas são as razões

há 1 dia

A “pechincha” da Primark: chinelos plataforma inspirados na marca australiana UGG por 11 euros

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.