“Não os coloque no lixo; faça-os trabalhar”. Esta é a recomendação de Melissa Breyer, explicada num recente artigo publicado no portal Mother Nature Network. A verdade é que as cascas dos legumes e das frutas que consumimos estão repletas de sabor e vitaminas que podem ser aproveitadas para outros efeitos.
Sendo certo que existem muitas pessoas que não se importam (e que até gostam) de comer a casca de certas frutas, outras simplesmente não o fazem e acabam frequentemente por desperdiçar estas ótimas “fontes” de fibra, textura e nutrientes.
No entanto é importante assegurar que estas cascas são sempre lavadas antes de as utilizar ou consumir. Depois disso basta que use a sua criatividade para dar uma nova vida aos restos dos seus citrinos, das suas batatas, abacates, cebolas, etc.
Eis algumas das sugestões que pode seguir.
- Limpar superfícies
Antes de decidir utilizar os produtos mais agressivos que tem na dispensa experimente um método mais natural de limpeza. Numa determinada área aplique um pouco de sal e esfregue metades de limões já utilizados.
- Limpar o pote de café
Experimente este truque simples para refrescar e limpar o pote de vidro da máquina de café. Coloque no interior vazio do pote alguns cubos de gelo, sal e cascas de limão. Mexa tudo durante alguns minutos e depois deite fora o conteúdo e passe por água.
- Tingir tecidos
As cascas de romã podem ser ótimas para colorir certos materiais e tecidos. Numa taça de aço inoxidável coloque água a ferver e adicione estas cascas. Deixe repousar durante a noite. No dia seguinte aqueça um pouco a água, retire as cascas e adicione uma peça de roupa. Deixe repousar durante a noite. Depois basta que retire a peça e passe por água fria.
- Crisps de batata
Misture os restos de casca de batata com um pouco de sumo de limão e azeite. Envolva bem. Coloque as cascas numa travessa e leve ao forno (400º) durante 10 minutos. Vire uma vez até que as cascas ganhem uma cor dourada acastanhada. Tempere a gosto
- Extrato cítrico
Aproveite as cascas de limão, lima e laranjas. Retire os excessos e deixe-as secar durante 3 a 4 dias. Coloque tudo numa liquidificadora, até que fique tudo quase em pó. Este extrato pode ser depois utilizado em bebidas, bolos ou outros tipos de pratos.
- Hidrate a pele
Aproveite o resto do interior de um abacate e esfregue-o na sua cara. As propriedades nutritivas deste fruto irão servir como um hidratante natural.