A notícia foi confirmada ao Expresso pela família.
José Duarte fundou o Clube Universitário de Jazz de Lisboa.
Em 1958, iniciou a sua atividade na rádio, com o programa “Jazz, Esse Desconhecido”, na Rádio Universidade.
“5 Minutos de Jazz”, que se estreou na Rádio Renascença em 1966 e seguiu para Rádio Comercial (1984-1993) e Antena 1 (1993), é o programa mais marcantes da sua carreira.
Na Rádio Comercial teve outros como”Pão com Manteiga”, “À Volta da Meia-Noite” e “Abandajazz” .
“Tenho um vício, vou confessá-lo, que é querer que os outros gostem das músicas, dos quadros, dos filmes de que eu gosto. É isso que faço com o jazz, que é a melhor música que foi inventada no século XX. Sou um divulgador”, dizia José Duarte numa entrevista em 2016.
Em 2016, Jorge Paixão da Costa homenageou José Jorge Duarte e o seu programa “5 minutos de Jazz” com o documentário “Jazzé Duarte”.
“Acho que não estou mal [no filme]. Conheci-me por fora. Porque um homem, quando vive com ele, conhece-se bem por dentro mas por fora é que não se conhece nada. Tenho costas largas, e curvas, e sou lento. Lento é intencional, para não cair, para ter tempo de me equilibrar. De resto, não ficou nada de essencial por dizer, porque andámos praticamente dois anos para fazer aqueles 50 minutos”, frisou José Duarte, em 2016, citado pela RTP.