Partilhar

Mais 40 ME para reabilitação de património cultural, avança o Governo

Mais informações

20 Maio 2023
Forever Young

A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai dar mais 40 milhões de euros para a reabilitação e conservação do património cultural nacional, totalizando, neste eixo, 190 milhões, anunciou o ministro da tutela, avança a Lusa.

“O PRR é uma oportunidade histórica, talvez, com nenhum paralelo nas últimas décadas em Portugal, porque corresponde ao maior investimento na reabilitação, conservação e restauro do património”, afirmou o ministro Pedro Adão e Silva.

O titular da pasta da Cultura discursava na sessão de apresentação da proposta de reprogramação do PRR para o património cultural, realizada no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

Assinalando que o PRR para o património cultural já previa 150 milhões de euros, o ministro revelou que esta área vai “ter mais 40 milhões de euros, totalizando 190 milhões de euros de investimento”.

“A proposta abrange mais 29 monumentos, sítios arqueológicos e museus espalhados pelo país, incluindo as regiões autónomas”, que se juntam às 49 intervenções já programadas, pelo que, no total, haverá “78 intervenções no território”, adiantou.

Adão e Silva assinalou que, para a elaboração desta proposta de reprogramação, foi dada prioridade aos “investimentos em monumentos, sítios e museus com projetos que podem ser executados no horizonte temporal de cumprimento e de execução do PRR”.

“Uma segunda dimensão foi responder aos riscos decorrentes de fenómenos meteorológicos extremos e demos prioridade a intervenções que visam garantir a estabilização e a conservação estrutural de muralhas, castelos e sítios arqueológicos”, disse.

Segundo o ministro, “o Alentejo terá o investimento mais avultado na reprogramação” do PRR para o património cultural, já que, dos 40 milhões de euros, “um pouco mais de nove milhões” são para projetos de reabilitação na região.

“Escolhemos simbolicamente o Alentejo para fazer este anúncio, não só porque é a região que vai ter a fatia mais significativa, mas também corresponde ao início de um processo que culminará, em 2027, com a Capital Europeia da Cultura em Évora”, sublinhou.

Na região alentejana, deu como exemplo o governante, estão agora previstas intervenções no Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, na Igreja das Mercês, em Évora, e na muralha de Alcácer do Sal.

Questionado pela agência Lusa sobre se esta reprogramação dava resposta às dificuldades verificadas na execução do PRR para a Cultura e apontadas no parlamento, como concursos desertos ou aumentos de preços, o titular da pasta da Cultura respondeu que “estas verbas são para novas intervenções”.

Da lista com as novas intervenções enviada à Lusa pelo Ministério da Cultura consta património imóvel que já fazia parte da lista anunciada em dezembro de 2021, como é o caso do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, que surgia com 1,5 milhões de euros então e volta a constar da nova lista, com montante idêntico, desta feita especificamente para a “intervenção na Igreja de Almedina”.

Outro dos exemplos é o Museu de Lamego, encerrado para obras desde 2021, que já surgia na lista inicial de investimentos do PRR com um milhão de euros, e que tem prevista uma segunda fase de reabilitação a arrancar na segunda metade deste ano, com um valor previsto de 1,3 milhões de euros.

Segundo a tutela, esta proposta de reprogramação e investimento acresce ao PRR Cultura já em execução, que tem um valor global de cerca de 243 milhões de euros, dos quais 150 milhões para o Património Cultural e 93 milhões para Redes Culturais e Transição Digital.

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 12 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 12 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 13 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 13 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 14 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 14 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 15 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 15 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 17 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 17 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 18 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 19 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 19 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 19 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 19 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 19 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 19 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 20 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 1 dia

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.